Translate

24 outubro 2023

KPMG Inglesa e Carillion - 2

A KPMG foi multada em um total combinado de £30 milhões após a conclusão da investigação do Financial Reporting Council (FRC) sobre a auditoria da Carillion plc. No entanto, a multa foi reduzida em 30% para refletir a cooperação e as admissões da KPMG.

A KPMG LLP foi multada em £18.550.000 (reduzida de £26.500.000) pela auditoria da Carillion nos anos financeiros encerrados em 31 de dezembro de 2014, 2015 e 2016, e pelo trabalho adicional de auditoria em 2017, além de mais £2.450.000 (reduzida de £3.500.000) pela auditoria de certas transações no ano financeiro encerrado em 31 de dezembro de 2013.

A empresa Big Four também recebeu uma severa repreensão. Além das sanções financeiras para a KPMG, Peter Meehan, ex-sócio da KPMG LLP e sócio de auditoria, foi multado em £350.000, novamente reduzida em 30%, e foi excluído do Instituto de Contadores Registrados da Inglaterra e País de Gales (ICAEW) por 10 anos. Enquanto isso, o ex-sócio de auditoria Darren Turner foi multado em £70.000 por seu trabalho na auditoria de 2013.

Essa multa por violações de auditoria ocorre após a KPMG já ter recebido uma multa de £14,4 milhões do FRC em maio de 2022 por falsificação de documentos e fornecimento de informações enganosas aos inspetores de auditoria.

Em fevereiro de 2023, a KPMG teve que desembolsar novamente para resolver uma ação de credor de £1,3 bilhão.

Quando a Carillion entrou em liquidação em janeiro de 2018, a empresa de construção tinha apenas £29 milhões em caixa e passivos de quase £7 bilhões, e a falência levou à perda de milhares de empregos e atrasos significativos em projetos como a construção de hospitais.

Descobertas condenatórias

Jon Holt, CEO e sócio sênior da KPMG, chamou as descobertas de "condenatórias" e disse que estava "muito triste que essas falhas tenham ocorrido em nossa empresa".

"Está claro para mim que nosso trabalho de auditoria na Carillion foi muito ruim, ao longo de um período prolongado. Em muitas áreas, alguns de nossos ex-sócios e funcionários simplesmente não fizeram o trabalho corretamente. Colegas juniores foram gravemente prejudicados por aqueles que deveriam ter dado a eles um exemplo claro, e estou chateado e irritado que isso tenha acontecido em nossa empresa."

Holt disse que a empresa fez "um enorme esforço" para melhorar os controles e a supervisão em toda a empresa para garantir que as falhas não se repitam.

"Como auditor, eu simplesmente não posso defender o trabalho que fizemos na Carillion. Como CEO da KPMG, estou determinado a enfrentar essa falha, e estou absolutamente comprometido em continuar trabalhando com meus colegas em toda a empresa para garantir que nada semelhante possa acontecer novamente."

Investigação do FRC

A investigação do regulador de contabilidade constatou que a KPMG não aplicou auditorias "rigorosas, abrangentes e confiáveis" nos três anos que antecederam a falência da grande empresa pública.

Em particular, o FRC culpou o trabalho da KPMG e de Meehan em 2016, quando as contas da Carillion foram aprovadas como uma empresa em funcionamento contínuo, apesar de indicadores de que as operações estavam gerando prejuízos e dependiam de medidas de curto prazo e insustentáveis para manter seu fluxo de caixa.

O FRC constatou que a KPMG não reuniu evidências suficientes e deixou de submeter o julgamento da administração da Carillion a um exame eficaz.

O regulador também criticou a relação próxima entre a KPMG e a Carillion, o que criou um risco para sua objetividade. Isso se manifestou em várias situações em que Meehan e outros membros da equipe de auditoria aceitaram informações financeiras da administração da Carillion sem uma análise robusta.

Além disso, o FRC concluiu que em 2016 a KPMG não assegurou que o engajamento de auditoria fosse devidamente gerenciado e supervisionado, incluindo a não conclusão dos procedimentos de auditoria até mais de seis semanas após a data do relatório de auditoria. Além disso, não houve procedimentos de auditoria que sustentassem o relatório de auditoria de 2016 para garantir que tivesse sido concluído, documentado e revisado de maneira satisfatória antes de ser emitido.


As violações se relacionaram ao trabalho de auditoria da KPMG em oito dos contratos mais significativos da Carillion no Reino Unido, e graves violações de auditoria foram encontradas em cada um deles.

A segunda sanção se relacionou à falha da KPMG em abordar a auditoria de transações em 2013, o que resultou em um aumento de £41 milhões nos lucros relatados nas demonstrações financeiras de 2013, sem um grau adequado de ceticismo profissional.

Elizabeth Barrett, a conselheira executiva, concluiu que o número e a gravidade das deficiências nas auditorias da Carillion foram "excepcionais e minaram a credibilidade e a confiança pública na auditoria".

"Muitas das violações envolvem a falta de adesão aos conceitos de auditoria mais básicos e fundamentais, como atuar com ceticismo profissional e obter evidências de auditoria suficientes e apropriadas. As violações em relação à auditoria de 2016 incluem até mesmo a falta de garantir que o próprio processo de auditoria fosse devidamente gerenciado e que o arquivo de auditoria fosse um registro confiável. Esses requisitos estão no cerne da auditoria adequada."

Fonte: aqui. Traduzido pelo ChatGPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário