Translate

31 outubro 2023

Direitos humanos sendo reconhecido pela contabilidade (?)

Muhammad Azizul Islam, professor de contabilidade e sustentabilidade, destaca a exploração e práticas injustas nas cadeias de suprimentos, especialmente em Bangladesh. Sua pesquisa revelou que 90% das marcas de moda no Reino Unido, União Europeia e América do Norte estavam envolvidas em práticas prejudiciais nas fábricas de roupas em Bangladesh, afetando fornecedores e trabalhadores. Ele enfatiza a necessidade de regulamentações mais rígidas e sugere que CFOs e líderes financeiros podem promover mudanças em suas organizações. Ele propõe três ações imediatas: transparência na localização de produção, auditorias sociais independentes e revisão de contratos. Ele argumenta que as empresas devem adotar uma abordagem de melhoria contínua e destaca a classificação por organizações da sociedade civil com base em condições de trabalho e transparência. O professor Islam sublinha a capacidade dos CFOs e CEOs de tomar decisões sobre pagamentos a fornecedores, enfatizando práticas justas de compra.


Eis um trecho da reportagem que achei interessante: 

Se você não cuida da sua cadeia de suprimentos, é muito mais fácil para funcionários descontentes ou jornalistas disfarçados gravar vídeos e compartilhar nos canais de mídia social. É aqui que entra o valor de um auditor social independente.

Do ponto de vista implacável das finanças, a melhor maneira de considerar a inclusão dos direitos humanos no balanço é por meio de uma análise de custo-benefício. Há um custo associado à adoção das melhores práticas - seu fluxo de caixa será impactado negativamente, uma vez que você pagará fornecedores mais rapidamente, e o custo por unidade pode ser ligeiramente maior. No entanto, o benefício é a mitigação de riscos.

E gostei do seguinte comentário de um leitor:

Os direitos humanos são um ativo ou um passivo da empresa? Qual é o registro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário