Translate

06 outubro 2023

Escândalo FTX em julgamento

O futuro de Sam Bankman-Fried começa a ser decidido em um julgamento. Para recordar, este jovem ídolo da imprensa – e do partido Democrata – criou uma empresa para negociação de criptomoeda. Em pouco tempo, Sam era considerado um visionário, que estava trazendo algo de novo ao capitalismo. 

O negócio ruiu e Sam está preso nos Estados Unidos. O juri irá decidir se Sam é culpado ou não. Caso seja, o juiz irá aplicar pena, que pode chegar a 20 anos de cadeia para cada acusação. Os advogados de defesa preparam Sam para o julgamento, melhorando sua aparência. De um jovem com cabelos compridos, vestindo bermuda e calçando chinelos, como ele comparecia aos eventos antes da bancarrota, Sam cortou os cabelos e veste terno. 

Provavelmente somente isto não será suficiente. A defesa terá que explicar como Sam pegou dinheiro dos clientes, aplicou em algo estranho e o dinheiro sumiu. Neste período, Sam morou em uma cobertura de 30 milhões de dólares nas Bahamas. Explicar que Sam não é um fraudador comum, mesmo estando envolvido em operações complexas, será difícil. E há uma contabilidade horrível, como já postamos anteriormente aqui no blog. Conforme o Dealbook do New York Times:

Outro absurdo que o júri precisará enfrentar é o fato de a SBF ter dado seu próprio nome a uma criptomoeda. Ele as chamou de "Samcoins". Imagine: você faz uma aposta no preço do Bitcoin e, em seguida, a Alameda pega seu dinheiro e aposta tudo em... Samcoins, um token inventado do qual você nunca ouviu falar! "Há algo de perturbadoramente Ponzi em pegar o dinheiro real do cliente - dólares que os clientes lhe deram para apostar, claro, em criptomoedas, mas pelo menos em criptomoedas que você não controla - e usá-lo para sustentar os preços de tokens de criptomoedas que você controla", escreve Matt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário