Translate

02 março 2022

Profissionais da KPMG Canadá e a ética

 


Recentemente a PwC do Canadá foi notícia: tinha adquirido criptomoeda. A imagem era de uma entidade “moderna”. Bom, a PwC Canadá é novamente notícia e novamente isto afeta sua imagem.

Regularmente os profissionais contábeis de alguns países precisam de passar por um teste para verificar se ainda estão aptos para exercer a profissão. No Brasil isto acontece através das horas de treinamento, desde que certificadas pelo Conselho. No Canadá é necessário que o profissional faça exames regulares.

O problema da PwC Canadá foi tão grave que levou uma multa de quase 1 milhão US$. E envolve trapaça, tão idiota, que a notícia parece aqueles textos que são produzidos no dia primeiro de abril.

Cerca de 1.100 auditores fizeram os exames, mas estavam compartilhando as respostas nos exames. Isto ocorreu entre 2016 a 2020 e o fato só foi possível porque a PwC não tinha um controle sobre os exames adequados. Algo como o professor sair da sala para ir ao banheiro durante a aplicação da prova.

Na verdade há controvérsias quanto ao número de pessoas envolvidas e a penalidade. Aqui afirma em 1200 funcionários e uma multa de 750 mil dólares. [sobre este valor há um acréscimo de mais 200 mil] O certo é que ocorreu a famosa cola nos testes dos cursos de treinamento obrigatório em auditoria e contabilidade.

Isto é terrível em um setor onde a ética deveria ser o requisito número um. Além disto, os profissionais devem ser recrutados nas melhores escolas de contabilidade. Ou seja, seriam alunos brilhantes, que não precisam de uma ajuda em um exame deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário