Translate

24 março 2022

Representação fidedigna e Mapas da Guerra

Uma das postagens interessantes deste blog nos últimos tempos foi sobre a representação fidedigna. (Se fosse orgulhoso não escrevia isto; todas as postagens do blog são interessantes, não?)

O texto lembra do mapa do metrô, que não reproduz de forma fiel o mapa da cidade e das linhas, mas cumpre sua função sem ser fidedigno. Ou seja, nem sempre a informação deve ter como qualidade este quesito. 

Eis agora uma postagem do Boing Boing sobre os mapas da guerra. Quando a invasão da Ucrânia começou, os jornais apresentavam mapas como este:

Pareciam mapas antigos de guerra. O problema é que o exército não conquista uma extensa área, como parece indicar lá no mapa. Geralmente os soldados caminham por estradas e focam nos seus objetivos militares. Assim, o exército russo não conquistou as áreas em vermelho do mapa acima. 

Com o passar do tempo, alguns jornais mudaram seu desenho para algo assim:
As setas são mais informativas sobre o que está ocorrendo no campo de batalha. Os soldados russos não ocuparam grandes extensões de terras, mas algumas cidades mais relevantes (em vermelho, os círculos). As setas indicam a movimentação das tropas pelas estradas e os traços azuis as barreiras de resistências. É bem mais informativo que o mapa anterior. 

A televisão russa mostra o seguinte mapa:
Bem mais adequado à propaganda russa. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário