Translate

13 março 2022

Quanto é 2573 vezes 389?

A pergunta foi feita pelo Mathwithbaddrawings. Sem usar a calculadora, o site pede para você tentar. 

Sem a calculadora e antes de passar adiante, você conseguiu? 

O desafio tem uma lição de moral:

Precisamos estar no lugar dos nossos alunos. Não é grande coisa errar o problema e é perdoável que subestimamos sua dificuldade. (Você provavelmente também fez antes de ler este post.) Mas esses erros razoáveis e bem-intencionados se somaram a algo bastante terrível: forçando nossos alunos a fazer algo desnecessariamente difícil e pouco esclarecedor, por nenhuma razão específica. 

Uma turma é como um caminho de montanha. Definimos a trilha que nossos alunos devem seguir. Nós escolhemos a direção; nós desenhamos o mapa; e deixamos os marcadores ao longo do caminho para que eles não se percam. Onde eles enfrentarão lacunas, construímos pontes. Onde eles lutam para subir, construímos escadas. Onde eles podem se desviar, construímos grades (ou redes para pegá-las). 

Não temos tempo para verificar duas vezes cada centímetro do terreno. Mas se os levarmos a uma colina íngreme e difícil, é melhor garantirmos que vale a pena a luta. É fácil enviar crianças por um caminho infrutífero, especialmente quando você tem anos para esquecer as pedras e os obstáculos. 

É fácil fazer uma pergunta que pareça simples e que você não pode realmente fazer a si mesmo. Então esse é o meu argumento, um simples lembrete de que um professor é um guia de trilhas. Ele precisa testar o caminho periodicamente, mesmo que não especialmente se - ele é um especialista agora que não consegue mais se lembrar de como é andar pela estrada pela primeira vez.

A leitura deste texto ocorreu em um momento que tentava explicar para uma discente algo que parecia trivial. Mas será que era? Provavelmente a aluna nunca tinha feito aquela atividade e precisava ser um guia. 

Ah sim, errei a operação proposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário