Translate

11 março 2022

Antiguidade falsificada e a contabilidade


O que acontece quando uma empresa descobre que a obra de arte ou a antiguidade é falsificada? Esta questão surgiu quando li a notícia que a cantora Demi Lovato estava exibindo algumas antiguidades que ela comprou na sua página do Instagram. O problema é que alguns especialistas em arte egípcia desconfiaram da autenticidade dos objetos e questionaram a origem. Lovato exibiu, então, um certificado que ela tinha de um site comprovando a originalidade dos objetos. Você pode acompanhar a notícia aqui, neste site de fofocas de celebridades. 

Aqui temos dois desdobramentos. Como os especialistas não tiveram contato físico com as obras, os objetos exibidos podem ser falsificados ou podem ter sido contrabandeados de sítios arqueológicos. Vamos começar com a primeira possibilidade, com a falsificação. O que era ativo provavelmente deixou de ser. A empresa (ou a celebridade) deve reconhecer o prejuízo e retirar a obra do balanço. Eventualmente, uma obra falsificada ainda pode ter valor. Michelangelo era um deles e certamente sua trapaça tem algum valor. Neste caso, a despesa com a falsificação poderia ser parcial, não total. 

O segundo caso é o contrabando, onde passar um objeto que foi retirado ilegalmente de um sítio arqueológico pode trazer uma punição severa. Se descoberto que o ativo foi contrabandeado, poderia perder o seu valor de troca. E talvez também o seu valor de uso, muito embora o Museu Britânico, um dos mais conhecidos em termos mundiais, tenha muitos itens contrabandeados. Mas certamente para uma artista, como Demi Lovato, ser acusada de receptadora de objetos retirados ilicitamente de um país não é algo agradável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário