Translate

07 janeiro 2022

Theranos e Auditoria

Francine McKenna analisa o papel da auditoria no caso Theranos. Eis um trecho:
 
Durante o julgamento de quatro meses de Elizabeth Holmes, descobrimos que pelo menos três grandes empresas de contabilidade pública prestaram serviços a Theranos, incluindo auditoria, durante seus 15 anos de vida como empresa (1).

Na segunda-feira, um júri na Califórnia considerou a fundadora da Theranos e ex-CEO Elizabeth Holmes culpada de quatro acusações que ela traiu seus investidores. Ela foi absolvida ou o júri não pôde decidir sobre outras sete acusações, incluindo que ela havia enganado os pacientes sobre a prontidão e a precisão de seu dispositivo defeituoso para testar o sangue com apenas uma gota. Em 2018, eu escrevi que os investidores ultra-ricos de Theranos haviam abandonado a devida diligência básica e nunca solicitaram demonstrações financeiras auditadas (2) antes de entregar centenas de milhões. (...)

Philippe Poux assumiu o cargo de Diretor Financeiro da Theranos em meados de 2017, quando a empresa foi inundada por investigações e ações judiciais. Seu objetivo era obter uma melhor posição de caixa e das necessidades de financiamento da empresa. Com exceção dos primeiros anos após Holmes fundar a empresa em 2003, aos 19 anos, a Theranos não tinha um CFO ou um auditor.

Elizabeth Holmes foi forçada a sair de sua própria empresa depois de envolver em acusações de fraude de valores mobiliários na SEC em março de 2018. Mas foi uma auditoria que finalmente forçou Theranos a fechar.

(1) uma delas é a EY. A KPMG também auditou a empresa, mas como discordou da contabilidade de opções, não emitiu o parecer. Mas continuou na empresa como consultoria. A internet recuperou uma fotografia do atual presidente, Biden, com a executiva, expressando sua admiração com a empresa. 

(2) Apesar do problema da Theranos ser operacional - a impossibilidade de desenvolver a tecnologia de análise clínica que prometia - a questão financeira também afeta o processo. A imagem destaca que o juri condenou Holmes pela questão financeira somente. É estranho isto, já que exames imprecisos pode colocar em risco a vida das pessoas.

Um comentário:

  1. Eu preciso de mais informaçoes sobre o processo auditável interno/externo e controle interno da empresa Theranos. Aonde consigo mais detalhes??

    ResponderExcluir