Translate

08 janeiro 2022

Evidenciação e o mundo nebuloso da transferência de jogadores de futebol

 

Usando dados do site Transfermarkt, o Jornal Econômico fez um levantamento curioso: as transferências de jogadores do Benfica e do Porto vinculados ao treinador português José Mourinho. Este é um mundo nebuloso, que envolve interesses de técnico de futebol, lavagem de dinheiro e gestão do futebol.

Segundo o levantamento realizado, em 18 anos, José Mourinho foi responsável por transações envolvendo valores de 243 milhões de euros com os dois clubes portugueses. Por este motivo, quando em 2020 o treinador Jorge Jesus tornou-se treinador do Benfica, uma conversa entre um conhecido empresário de futebol e Mourinho, ambos tinham uma preocupação com tal fato. Entre as transações estão a negociação de Tiago Mendes (15 milhões, 2004), di Maria (33 milhões, 2010), Coentão (30 milhões, 2010), Ricardo Carvalho (30 milhões, 2004) e Paulo Ferreira (20 milhões, 2004). 

Atualmente os jornais portugueses estão cobrindo com destaque alguns problemas do Benfica (foto), mas a investigação do jornal econômico é interessante por mostrar o poder de um técnico de futebol.

P.S. Lembro de um conhecido técnico de futebol brasileiro que foi indicado para seleção brasileira. Em uma das convocações, ele relacionou um jogador pouco conhecido. Logo a seguir, o referido jogador foi vendido por uma valor bem razoável e ninguém falou mais dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário