Translate

13 janeiro 2022

Pesquisa em Contábeis durante a pandemia

 


O objetivo deste estudo foi verificar como a pandemia de COVID-19 e o isolamento social afetaram as pesquisas científicas desenvolvidas pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Justifica-se a realização deste estudo pela necessidade de compreender o impacto da pandemia de Covid-19 sobre a produção científica dos docentes. A metodologia utilizada tem natureza qualitativa e exploratória, e a obtenção dos dados foram por meio de formulários eletrônicos. Os dados foram compilados em planilhas eletrônicas (Excel) e analisados com a utilização da técnica descritiva. Os resultados apontaram que parte dos docentes perceberam facilidades decorrentes do isolamento social, principalmente, em melhor aproveitar o tempo dedicado às pesquisas. Em contrapartida, para a maioria dos docentes houve implicações negativas, principalmente, aquelas decorrentes das tensões causadas pelo isolamento e da necessidade de conciliar conjuntamente, afazeres domésticos e trabalho. Concluiu-se que não houve diminuição das produções científicas em ciências contábeis, mas sim alguns atrasos e/ou prorrogações, além das adequações metodológicas para que pudessem prosseguir com o desenvolvimento de suas pesquisas. Contudo, algumas pesquisas tiveram que ser interrompidas devido a impossibilidade de pesquisa de campo.

LISBOA, J. A.; SANTOS, E. P. dos; TIERLING, I. M. B. M.; PAVÃO, J. A.. As pesquisas em contabilidade foram afetadas pela pandemia de COVID-19? Percepções dos docentes pesquisadores. CONTABILOMETRIA - Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting, Monte Carmelo, v. 10, n. 1, p. 97-112, jan.-jun./2023.

A pesquisa está restrita a uma universidade e somente 19 docentes responderam, mas as conclusões parecem válidas. A data do período, de 2023, é esta mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário