Translate

16 março 2021

Tornando verde uma empresa com fama ruim

Em meados do ano passado a empresa de petróleo Exxon informou que iria levar a resultado 20% das suas reservas provadas de petróleo e gás. O anúncio teve um significado, já que a Exxon é a empresa mais radical em defender algumas posições favoráveis ao uso de combustível fóssil e tem patrocinado entidades que suportam sua causa. 

Segundo a entidade que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos, a SEC, as reservas provadas são as estimativas de insumo onde os dados técnicos demonstram, com certeza razoável, a possibilidade de serem exploradas. As regras da SEC exigem que as empresas do setor de petróleo e gás usem o preço médio do petróleo dos últimos 12 meses. Esta exigência fez com que a Exxon considerassem suas reservas no Canadá fora deste conceito. E também 1,5 bilhão de barris relacionados com a exploração de fracking. Sobre este último, o valor levado a resultado é de US$20 bilhões, vinculados a um acordo onde a Exxon comprou a  XTO. 

Em fevereiro, a Exxon anunciou que o percentual seria de 30%. 

O fato da Exxon ser uma empresa relutante em reconhecer suas perdas faz com que estes lançamentos contábeis sejam destaque. Em 2015, o ex-CEO Tillerson afirmou, em uma entrevista, que “não fazemos baixas”. Isto reforçou a ideia de que a empresa fraudou suas informações contábeis, valorizando os ativos acima do adequado. 

Mesmo com estes problemas, o atual CEO afirmou que “O ano passado apresentou as condições de mercado mais desafiadoras que a ExxonMobil já experimentou”. E acrescentou que a Exxon encerrou o ano como “uma empresa mais forte”.

Os números dizem algo diferente. Para manter o pagamento dos dividendos, a Exxon fez um financiamento. Em 2018 a empresa tinha 20,5 bilhões de passivo não circulante. Dois anos depois, este valor aumentou para 47 bilhões. E há uma estimativa de que a empresa irá precisar de pelo menos 8 bilhões em 2021 para continuar pagando dividendos 

Um alento para empresa surgiu no início do mês. Dois ativistas ambientais ingressaram no conselho da empresa. Isto ocorreu em razão de um investimento de um fundo “verde” que esta usando capital para comprar ações de empresas que podem ajudar a “melhorar” a sociedade. 

Imagem: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário