Translate

16 março 2021

5 dicas para defesa online

 


A Enago apresentou um artigo com 5 dicas para uma defesa de tese (ou dissertação ou TCC) adequada. A seguir uma tradução livre do artigo:

1. Aperfeiçoe sua Preparação Antes da Defesa

Alguns universidades ou departamentos fizeram protocolos de apresentação de tese e defesa para melhor atender às exigências remotas. Fale com seu departamento e com o presidente da comissão para decidir como estruturar a defesa. Teste o sistema antes da defesa real a partir do mesmo local que você planeja usar no dia D! Aprenda como trocar ou compartilhar telas, controlar seus microfones e câmera, como permitir perguntas após sua apresentação, etc. Entre em contato com a equipe de suporte técnico e de TI de sua universidade para obter dicas para aprimorar a apresentação.

2. Sobre a Configuração da Defesa

Assegure-se de instalar seu sistema em uma sala silenciosa e bem iluminada. É sempre aconselhável ter uma luz atrás de sua câmera. Sente-se contra uma parede lisa e de cor clara. Assegure-se de que não haja nenhuma obra de arte (ou qualquer outra coisa) que distraia as pessoas ou janelas brilhantes no fundo. Você também pode fazer uso de um fundo virtual sutil fornecido pela plataforma que você está usando. Teste isto com antecedência para verificar se tem boa aparência. Posicione sua webcam ao nível dos olhos, garantindo uma melhor apresentação, com contato cara a cara.

3. Pratique, pratique e pratique!

Pratique sua conversa com seus colegas e orientador. O feedback deles será ser importante para ajustar o ritmo de sua apresentação. Você também pode receber conselhos de pessoas que defenderam anteriormente e que usaram esta modalidade. Além disso, apresentando seu trabalho para amigos de outras áreas do conhecimento o ajudará a obter perspectivas diversas sobre seu trabalho. Grave suas sessões de prática para criticar suas habilidades de apresentação e melhorar com base em sua desempenho. Antecipe-se às perguntas e prepare bem suas respostas. Algumas perguntas muito frequentes incluem: Como seu trabalho contribui para uma área mais ampla de pesquisa?; e Você planeja fazer avançar seu trabalho atual? 

Leia os trabalhos recentes publicados por seus examinadores. Lembre-se de que seus examinadores são especialistas em seu campo de pesquisa e é definitivamente uma vantagem se você os deixar saber como você pode trabalhar relacionar-se ou sincronizar-se com seus objetivos de pesquisa. 

4. Comece cedo sua defesa

Reinicialize seu sistema, faça todas as atualizações essenciais, desligue as aplicações que possam aparecer inesperadamente para garantir um funcionamento suave. Certifique-se de que você tenha uma forte conexão de internet. 

Solicite aos membros da comissão examinadora que façam o login 10-15 minutos antes do seu tempo de defesa para verificar quaisquer questões técnicas em ambos os lados. Recomenda-se usar duas telas para gerenciar seus slides e painel de vídeo. 

5. Você tem um plano B?

Até mesmo os melhores planos podem fracassar. Ao invés de entrar em pânico no momento, é melhor ter uma solução tecnológica alternativa pronta se algo der errado ou parar de funcionar no meio de sua defesa. Discuta o plano B com seu supervisor/comitê, mencionando as circunstâncias sob as quais você pode ter que implementar o plano B. Mantenha um hardware de reserva pronto para uso no caso de haver algumas falhas técnicas.[O plano B inclui uma forma de contato alternativa com a banca e outro software para defesa]

Um comentário: