Translate

28 março 2021

Greensill

Mais um problema de insolvência que expõe alguns dos problemas financeiros do mundo moderno. Desta vez é uma empresa denominada Greensill Capital, fundada em 2011, com atuação no Reino Unido e na Austrália.Sua insolvência ocorreu no início de março. (O nome é também de seu fundador, na foto)

A empresa financiava a cadeia de suprimentos, através de um produto chamado “factoring reverso”, do factoring e de financiamento de valores a receber futuras. Uma vez que alguns bancos possuem restrições por parte dos reguladores para fazer este tipo de operação, empresas como a Greensill não possuem tantas amarras legais. Há problemas com as operações realizadas pela Greensill já que termina por encobrir dívidas das empresas. 

Durante a fase de expansão, a Greensill inicialmente contou com recursos de investidores. Mas no final de 2020, a Greensill passou a considerar a possibilidade de abertura de capital. Tentou mudar sua empresa de auditoria, de uma empresa desconhecida, Saffery Champness, para uma Big Four ou outra de renome no mercado. Mas três destas empresas recusaram trabalhar para a Greensill (KPMG, Deloitte e BDO).

Sabe-se agora que a Greensill tinha uma grande concentração de negócios com o bilionário do açõ Sanjeev Gupta. A inadimplência neste negócio pode ser responsável parcial pelos problemas da Greensill. Aindam em 2020, o regulador BaFin da Alemanha (aquele que não fez nada com a Wirecard) começou a investigar uma subsidiária da empresa. Em março de 2021, o Bafin proibiu a atividade do banco. 

Parte dos negócios da Greensill estavam segurados pela Tokio Marine. Mas em julho do ano passado a Tokio informou para a Greensill que não iria mais fornecer cobertura depois de descobrir que um funcionário tinha fornecido cobertura além os limites de risco. 

O problema da Greensill pode trazer dificuldades para o grupo de Gupta e e outros negócios relacionados com este tipo de operação. Além disto, as operações passaram durante muito tempo sem uma análise mais rigorosa dos reguladores, incluse o BaFin. 

Há denúncias de lobbying por parte do ex-primeiro ministro Cameron e tudo leva a crer que outros desdobramentos devem surgir

Nenhum comentário:

Postar um comentário