Translate

13 fevereiro 2021

Dyatlov Pass

 


Um dos grande mistérios modernos parece ter encontrado uma explicação. O Dyatlov Pass foi um evento que ocorreu na antiga URSS, no ano de 1959. Uma expedição com dez pessoas de um instituto politécnico de Yekaterinburg foi encontrada morta, de maneira muito estranha.

Diversas teorias foram apresentadas para justificar o ocorrido, de experiência secreta do governo russo até sinais estranhos no céu. Os russos reabriram o caso em 2019, diante do interesse pelo caso (há até um site específico sobre o assunto)

Agora, dois cientistas suíços estão propondo uma explicação para o caso. Estudando os arquivos e aplicando novas técnicas de análise, os pesquisadores demonstraram que a causa da morte pode ter sido um tipo de deslizamento de neve chamado "avalanche de laje". Isto ajudaria a explicar os "estranhos" ferimentos encontrados. Assim, eles teriam sido mortos por causas naturais. 

(Não é bem interessante usar técnicas atuais para investigar eventos históricos?)


Um comentário:

  1. No sentido da pergunta: seria interessante pegar as Df's em correção íntegral lá da década de 1980/90 e utilizar as técnicas de pesquisa que temos hoje e, em um aspecto comparativo, verificar com a informação atual.

    Ou pegar a técnica de correção íntegral e aplicar hoje para comparação com as informações IFRS e as técnicas de pesquisa atuais.


    Quem aceita o desafio?

    ResponderExcluir