Translate

13 fevereiro 2021

Trabalho em casa e a Pandemia


Tim Harford, sobre a experiência de trabalhar em casa na pandemia:

Em fevereiro de 2014, o metrô de Londres foi parcialmente fechado por uma greve que forçou muitos passageiros a encontrar novas maneiras de chegar ao trabalho. A interrupção durou apenas 48 horas, mas quando três economistas (Shaun Larcom, Ferdinand Rauch e Tim Willems) estudaram dados da rede de transporte da cidade, descobriram algo interessante.

Dezenas de milhares de passageiros não retornaram às suas rotas originais, presumivelmente tendo encontrado maneiras mais rápidas ou mais agradáveis ​​de chegar ao seu destino. Algumas horas de interrupção foram suficientes para fazê-los perceber que estavam errando no deslocamento durante toda a vida adulta. (...)

O que a greve do metrô de 2014 nos ensina é que interrupções temporárias podem ter efeitos permanentes. Às vezes, há cicatrizes que não cicatrizam; às vezes, uma crise nos ensina lições que podemos usar quando ela passar. Então, o que aprendemos com o experimento de trabalho remoto? E até que ponto isso continuará depois que o vírus tiver retrocedido?

Fatalmente a pandemia irá mudar muita coisa. Mas seria arriscado (muito arriscado) dizer que será uma mudança radical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário