Translate

16 fevereiro 2021

Sustentabilidade: custo ou investimento?


A sabedoria convencional afirma que limpar o registro ambiental de uma empresa é mais caro do que pagar multas, entrar em acordo com os demandantes ou evitar totalmente a responsabilidade. Esse entendimento guiou décadas de comportamento corporativo, desde o despejo de substâncias cancerígenas no abastecimento de água potável da Califórnia até testes de emissão falsos em carros a diesel .

Mas um crescente corpo de pesquisas desafia essa noção. Desde 2015, estudos  sugerem que o custo de melhorar o histórico ambiental de uma empresa não é custo, mas sim um investimento que aumenta os lucros, a eficiência e a competitividade.

Fanny Hermundsdottir e Arild Aspelund, pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, revisaram mais de 100 artigos científicos publicados entre 2005 e 2020 medindo a correlação entre os investimentos das empresas em sustentabilidade e sua competitividade. Seus resultados, publicados no Journal of Cleaner Production , mostraram que 64 empresas exibiram uma relação positiva entre inovações em sustentabilidade e competitividade; 29 mostraram resultados mistos ou neutros; cinco foram inconclusivos e dois estudos mostraram efeitos negativos.

“Nossa principal contribuição é mostrar que a hipótese alternativa - de que a sustentabilidade é simplesmente um gerador de custos - é desmascarada”, escreveu Aspelund por e-mail. “Não há evidências científicas para apoiar tal afirmação.”

A maioria dos pesquisadores, argumenta Aspelund, está caminhando para um consenso de que as oportunidades de negócios de investir em operações sustentáveis ​​geralmente eclipsam os custos. Exemplos como a decisão lucrativa do Walmart de tornar mais ecológica (e simplificar) sua cadeia de suprimentos em 2005 estão se tornando mais comuns. Mas ele admite que poucos concordariam incondicionalmente que “sustentabilidade é lucrativa”.

(...) a comprovação da causalidade: os investimentos em sustentabilidade aumentam a competitividade de uma empresa ou as empresas altamente competitivas têm maior probabilidade de investir em sustentabilidade? Os dados são inconclusivos.

Fonte: aqui. Imagem aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário