Translate

02 fevereiro 2021

Crítica a Teoria do Capital Humano


Se houvesse um prêmio para a ideia científica mais perniciosa de todos os tempos, que teoria deveria receber o primeiro prêmio? Eu votaria pela eugenia , uma teoria que afirma que podemos 'melhorar' a humanidade por meio da reprodução seletiva.

Se houvesse um segundo prêmio, eu o atribuiria à teoria do capital humano. Eu penso na teoria do capital humano como uma 'luz da eugenia'. Isso elimina a ideia de que as habilidades são inatas (e que devemos produzir seletivamente o 'ajuste'). Mas a teoria do capital humano mantém a ideia nietzschiana de que o sucesso da humanidade pode ser atribuído principalmente ao talentoso übermensch .

Duras palavras. A Teoria do Capital Humano tem sido muito usada para explicar algumas pesquisas sobre remuneração, por exemplo. (Eu já publiquei artigos usando a teoria no referencial teórico) Continuando:

Os problemas éticos com a eugenia e a teoria do capital humano são fáceis de detectar. Mas e os problemas científicos ? São mais difíceis de decifrar. A eugenia é baseada na dura verdade de que muitas características são hereditárias. Da mesma forma, a teoria do capital humano é baseada na realidade de que algumas pessoas ganham centenas de vezes mais renda do que outras. Onde ambas as teorias erram, no entanto, é que elas interpretam mal a natureza social da humanidade. (destaque do "social" no original)

Continue lendo aqui. Muitas pessoas gostam da teoria, pois "ajuda" a explicar a relevância da educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário