Translate

20 fevereiro 2021

Lavagem verde


Eis um termo interessante: lavagem verde. Eis o contexto

A mudança em direção a um [único] definidor de padrões de sustentabilidade globalmente reconhecido surge em meio à crescente demanda por relatórios ambientais, sociais e de governança de reguladores financeiros em todo o mundo, à medida que mais investidores favorecem os fundos ESG. No entanto, diferentes organizações de definição de padrões emitiram conjuntos de padrões, às vezes concorrentes, permitindo que as empresas escolham quais elas afirmam obedecer em seus relatórios de sustentabilidade e pratiquem uma forma de “lavagem verde” para parecerem ambientalmente sensíveis. Enquanto isso, as evidências da crescente crise climática continuam a crescer, com temperaturas recordes registradas no ano passado em diferentes partes do globo, levando o aumento da demanda da ONU e do público em geral para fazer algo sobre a crise.

Mas não é um termo novo. Há um verbete na Wikipedia 

O anglicismo greenwashing (do inglês green, verde, e whitewash, branquear ou encobrir) ou banho verde indica a injustificada apropriação de virtudes ambientalistas por parte de organizações (empresas, governos, etc.) ou pessoas, mediante o uso de técnicas de marketing e relações públicas. Tal prática tem como objetivo criar uma imagem positiva, diante a opinião pública, acerca do grau de responsabilidade ambiental dessas organizações ou pessoas (bem como de suas atividades e seus produtos), ocultando ou desviando a atenção de impactos ambientais negativos por elas gerados. 

O greenwashing é uma ação que empresas realizam para "maquiar" os seus produtos e tentar passar a ideia de que eles são ecoeficientes, ambientalmente corretos, provêm de processos sustentáveis, entre outros. Assim, termos e expressões como “eco”, “ecológico”, “menos poluente” e “sustentável” começam a aparecer nas embalagens e rótulos de diversos produtos, na tentativa de indicar que as empresas são ambientalmente responsáveis.

Essa demanda muitas vezes gera procedimentos incorretos, em que se incluem informações falsas, irrelevantes ou confusas, que fazem com que o consumidor tenha ceticismo para com os produtos "verdes" e se mostre confuso aquando da escolha ou avaliação entre produtos de empresas realmente "verdes" e outras que primam pelas ações do greenwashing. Logo, o greenwashing, além de não fornecer qualquer contributo positivo para o meio ambiente, ainda gera desconfiança nos consumidores, afastando-os dos produtos, de facto, ambientalmente corretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário