Translate

26 março 2015

Fraude na CSN

É muito raro um caso de fraude dentro de uma empresa. Não que as empresas privadas sejam bem gerenciadas ou que possuam só funcionários honestos. Mas a divulgação de casos de fraudes compromete a imagem da empresa e é um atestado de falha nos controles internos.

A imprensa divulgou que uma das maiores empresas brasileiras, a CSN, sofreu um caso de fraude (Fraude na CSN chega a R$3 milhões, Ivo Ribeiro, Valor Econômico http://www.valor.com.br/empresas/3973830/fraude-na-csn-chega-r-3-milhoes , 25 de março de 2015). Os problemas ocorreram no departamento de compras de materiais, mais especificamente material de escritório e pequenos equipamentos. E alguns dos contratos envolvidos começaram em 1999. A apuração indica que as compras envolvidas foram de R$100 milhões.

A fraude ocorria da seguinte forma: alguns funcionários informavam as propostas recebidas de compras de materiais, o que facilitava as empresas concorrentes e corruptoras. Pela informação, recebiam uma comissão.

Realmente, se o esquema ocorria desde 1999 o sistema de controle interno falhou. Medidas simples como rodízio de funcionários, verificação de sinais exteriores de riqueza, auditoria por amostragem nos contratos, entre outras, poderiam ter alertado a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário