Translate

24 março 2015

Curso de Contabilidade Básica: Detalhamento de uma Conta

Quando a contabilidade de uma empresa deseja detalhar uma conta do balanço patrimonial utiliza-se uma expressão:

Saldo Final = Saldo Inicial + Adições – Subtrações

Isto é bastante óbvio e tem sido aplicado a diversos tipos de contas. A demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) utiliza esta expressão em cada um dos grandes itens que subdivide o capital próprio da empresa. Esta também é a expressão da DFC, com algumas alterações para facilitar a análise do desempenho. No caso do caixa:

Caixa e Equivalentes Final = Caixa e Equivalentes Inicial + Adições – Subtrações

Onde o termo “Adições – Subtrações” é transformado em cada um dos itens do fluxo das atividades operacionais, financeiras e de investimento. O mesmo princípio pode ser aplicado para qualquer outro grupo de contas. Veja o caso de empréstimo:

Empréstimo Final = Empréstimo Inicial + Despesa Financeira + Captações – Pagamentos

Que corresponde, com algumas transformações, a expressão do detalhamento de uma conta. A empresa Copasa, de água e saneamento, apresentou a expressão para explicar o comportamento da sua principal conta, a do intangível:

Ao saldo inicial são somados e subtraídos itens que irão resultado no saldo final. No final de 2013 a empresa tinha 6,9 bilhões de intangível. Foram somados 866 milhões e amortizados R$446 milhões, além de outros itens, para resultar num valor final de R$7,6 bilhões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário