Translate

07 março 2015

Fato da Semana: KPMG é condenada (Semana 10 de 2015)

Fato da Semana: Dois fatos relacionados com as grandes empresas de auditoria foram destaques na semana. A PwC renovou o contrato com a Petrobras (ou melhor, a Petrobras renovou com a PwC). As implicações para o parecer de final de ano acontecerão nos próximos meses. O segundo é a condenação da KPMG no processo do BVA, que foi escolhido por nós para fato da semana.

Qual a relevância disto? Tradicionalmente as empresas de auditoria tem conseguido escapar das garras da justiça quando cometem erros grosseiros nos balanços. Isto não é uma característica brasileira, mas de quase todos os países do mundo. São raros os casos de condenação por falha da empresa. As auditorias argumentam que o seu papel é observar se as normas foram seguidas adequadamente e não localizar fraudes.

Esta semana a justiça condenou a KPMG e seu sócio que fizeram a auditoria do banco BVA. É algo inédito no Brasil e abre uma discussão sobre o papel da auditoria, sua responsabilidade e escopo do trabalho.

Positivo ou Negativo – Para a KPMG é negativo, pois a condenação envolve uma multa em dinheiro. Ainda não se sabe se isto é bom ou não para o setor. As empresas argumentam que não são remuneradas para verificar fraudes e condenação por este motivo pode elevar o custo da hora de trabalho.

Desdobramentos – A KPMG deverá recorrer em outra instância. Não acredito que no longo prazo esta condenação perdure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário