Translate

19 janeiro 2015

Finanças Pessoais: Qual o valor da reserva

Há quase um século um famoso economista afirmou que as empresas deixam dinheiro por três razões: para pagar alguma despesa futura, que foi denominado de transação; para alguma eventualidade, ou precaução; ou para aproveitar uma oportunidade, ou especulação. Estas três razões também são válidas para uma pessoa e ajudam a determinar quanto se deve deixar de reserva. Uma família irá fazer despesas nos próximos dias e por isto deve ter recursos para transação. Também é importante deixar um dinheiro no banco para um imprevisto, precavendo-se do infortúnio da vida. E finalmente, ter dinheiro permite aproveitar uma oferta de um produto que sonhamos tanto.

Mas quanto deixar de reserva? Se nas empresas não tem uma regra rígida, o mesmo é valido para finanças pessoais. Alguns gurus financeiros dizem que você deve ter de reserva o correspondente a 6 meses do salário. Este número é deduzido da seguinte forma: se uma pessoa perder seu emprego, ela poderá com esta reserva manter-se por 6 meses a um ano. No período de desemprego, a pessoa irá reduzir seus gastos supérfluos e conseguirá uma nova colocação neste período de tempo. Assim, a reserva pode ajudar neste momento de imprevisto. A regra dos seis meses é razoavelmente boa e funciona adequadamente se o mercado de trabalho permitir a obtenção de um novo emprego neste tempo; além disto, nenhum outro evento ruim deve ocorrer neste período.

Isto não significa que você tenha que deixar seis meses de salário no banco. Este volume de recurso pode estar em investimento que será transformado em dinheiro rapidamente. Também pode ser alocado em itens que podem ser convertidos facilmente em dinheiro, como um automóvel. Para saber se atualmente você está dentro desta regra, tome o valor que você possui nos fundos de investimento de renda fixa, em conta corrente, ações (vá lá), caderneta de poupança e automóvel. Mas lembre de que o valor do automóvel (e das ações) deve ser o mais realista possível daquele montante que você conseguirá vendendo seu carro; não use preço de tabela, por exemplo.

Caso você não se enquadre neste parâmetro tenha em mente que isto é muito mais para ajudar você a fazer uma gestão financeira melhor do seu dinheiro. A quantidade de dinheiro pode aumentar ou diminuir conforme uma série de parâmetros: a possibilidade de ajuda financeira da família/amigos num momento de dificuldade; a existência de um plano de saúde de qualidade; o mercado de trabalho aquecido; etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário