Translate

17 janeiro 2015

Fato da Semana (Semana 3 de 2015)

Fato: Um dos braços do IFAC, a entidade mundial dos profissionais de contabilidade, o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), divulgou um conjunto de documentos sobre o parecer de auditoria. Estes documentos deverão entrar em vigor em dois anos.

Qual a relevância disto? O papel da auditoria tem sido continuamente questionado. A ocorrência de fraudes em que o auditor não conseguiu prever, falhas nos procedimentos, concentração do mercado, venda de serviços questionáveis legalmente são alguns dos problemas existentes. As normas do IAASB tenta mostrar que o setor não está satisfeito com a situação atual e decidiu tentar agir antes que um regulador adotasse uma postura mais incisiva.

Talvez as normas não melhore a qualidade dos trabalhos executados, mas não deixa de ser uma tentativa de “remendar” o setor.

Positivo ou Negativo – Positivo, muito embora seja cedo para uma afirmação como esta. Além disto, as normas não provocam uma mudança radical no setor, mas não deixa de ser uma tentativa.

Desdobramentos – Neste momento as empresas de auditoria devem estar estudando a nova norma. Espera-se que as mesmas possam influenciar as normas brasileiras em alguns meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário