Translate

21 janeiro 2015

Auditado?

A Petrobras anunciou que divulgará no próximo dia 27 seu balanço referente ao terceiro trimestre do ano passado. Porém, o documento não contará com o aval de uma auditoria externa. A PriceWaterhouseCoopers (PwC), que revisa e chancela os resultados financeiros da estatal, vem se negando a aprovar os números enquanto não houver a certeza de que eles não estão inflados pelos preços dos contratos superfaturados assinados pela estatal ao longo dos últimos anos. O problema é que tal constatação só poderá ser alcançada depois da conclusão da Operação Lava Jato, que apura os desvios. Ou seja, pode levar meses – ou até anos. Segundo o presidente da PwC nos Estados Unidos, Robert Moritz, a publicação de um balanço não auditado deve mexer com o ânimo dos investidores. “Em casos como esse, deve haver um desconto por parte dos acionistas. Se há um grau de incerteza sobre uma determinada empresa ou sua gestão, o desconto tende a vir mais forte”, afirma. O preço da ação da estatal já atingiu o patamar mínimo em dez anos conforme se aprofundam as investigações da Lava Jato e as incertezas sobre a empresa

Moritz, que se esquivou de comentar especificamente sobre a Petrobras pelo fato de se tratar de um cliente, disse que, no caso da situação de revisão de balanços (restatement, em inglês), que é o que ocorre com a estatal, o ideal seria que houvesse um acordo entre a empresa e os auditores. “Um acordo é uma boa alternativa porque, em muitos casos, empresas usam números do passado que estão diferentes agora. Essa é a razão de muitos dos casos de revisão de balanço hoje em dia”, afirma.

O executivo afirma que a única forma de dar credibilidade a balanços não auditados é por meio dos próprios gestores, que podem fazer notas em anexo ao relatório financeiro redobrando as explicações sobre porque acham que aquelas informações estão corretas. “Caberá aos gestores demonstrarem confiança aos investidores, mesmo que os números não estejam auditados”, diz Moritz.

A divulgação do balanço na próxima semana é uma condição estabelecida pelo mercado para que os credores da estatal não cobrem antecipadamente uma série de títulos emitidos pela empresa. O prazo final previsto nos contratos de tais títulos expira no dia 30 de janeiro. Antes da divulgação, os números serão apreciados pelo Conselho, em reunião extraordinária no Rio. O balanço consolidado, após avaliação de auditoria, ainda não tem previsão de divulgação.


Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário