Translate

19 março 2014

Resenha: Auditoria Privada e Governamental

Esta obra – Auditoria Privada e Governamental - tem como subtítulo “Teoria Objetiva e mais de 250 questões comentadas”. Com 16 capítulos, o livro possui um conteúdo bastante amplo. No primeiro capítulo os autores apresentam o conceito da auditoria, sua evolução e os tipos. O capítulo 2 trata da auditoria independente, incluindo aspectos sobre a questão da qualidade. A seguir o texto trata da auditoria interna e suas diferenças com a auditoria independente. O capítulo cinco trata especificamente do controle interno, incluindo aqui uma descrição dos principais aspectos do Coso. Os capítulos cinco ao doze abordam o lado mais prático da atividade de auditoria: planejamento do trabalho, os riscos, os procedimentos, a amostragem, os papéis de trabalho, a opinião do auditor, o uso de outros trabalhos e outros aspectos. A seguir, dos capítulos 13 ao 16, os autores se dedicam a estudar a auditoria governamental.

O livro reflete a experiência dos autores, como auditores e professores de cursos preparatórios. Assim, a obra é marcada pela linguagem direta e enxuta, com diversas dicas para o leitor sobre o conteúdo (e o que é relevante ou não) e resolução de questões de concursos. Para aqueles que pretende fazer um concurso público, o livro é uma indicação certa. Outros que desejam um livro mais prático e conciso do assunto é uma boa opção. O estudante terá sempre a presença de questões com os gabaritos. Ao final, duas surpresas: um pequeno dicionário da área e uma lista de 120 itens chamada de “resumão” pelos autores.

Vale a pena? Sim, para o público ao qual se destina – que pretende fazer concurso ou estudar sobre o assunto. Para os professores, pode ser uma opção aos tradicionais livros de auditoria. Particularmente tenho usado esta obra como fonte de consulta na função que atualmente ocupo na minha Universidade (área de planejamento e orçamento).

FONTENELLE, Rodrigo; BRITO, Claudenir. Auditoria Privada e Governamental. São Paulo: Campus, 2013.

Evidenciação: A obra foi adquirida por este blogueiro.

Um comentário:

  1. O livro realmente é muito bom! Estou usando para concursos e até agora tem adiantado muito! Finalmente estou aprendendo Auditoria.

    ResponderExcluir