Translate

28 março 2014

Xadrez

Está sendo realizado na Rússia o torneio para escolher o desafiante ao atual campeão mundial de Xadrez, o norueguês Magnus Carlsen. São oitos enxadristas de altíssimo nível numa disputa de todos contra todos. Aquele que ao final das 14 rodadas conseguir mais pontos será o desafiante. Entre os jogadores temos o segundo melhor rating, o armênio Aronian (fotografia), o ex-campeão Anand, da Índia, o bulgáro Topalov, o Mamedyarov, do Azerbaijão e os russos Kramnik, Karjakin, Svidler e Andreikin. Antes de iniciar a competição, o favorito era Aronian, pelo seu bom desempenho nos últimos meses, quando atingiu o ápice no seu rating. Anand chegou à Rússia depois de uma grande derrota para Carlsen, quando perdeu o título.

Os jogos começam as 6 horas da manhã e podem ser acompanhados pela internet (aqui, mas hoje é dia de folga). Faltam duas rodadas para o término do torneio, que está sendo liderado por Anand, com 7,5 pontos (neste torneio, cada vitória vale um ponto, o empate meio e a derrota zero). O segundo é Aronian, com 6,5 pontos. Com seis pontos, Mamedyarov e Karjakin, com poucas chances.

Pelo desempenho durante o torneio, Anand é o favorito. Ele empatou alguns jogos que poderia ter ganho, mas parece bem mais tranquilo que Aronian. Na disputa entre os dois, Anand ganhou de brancas e empatou de pretas, explicando a diferença atual.

A disputa pelo título deverá ocorrer no segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário