Translate

09 março 2014

O que eu posso fazer quando não consigo pegar no sono?


Além dos famosos: antes de dormir não assista TV, não use o celular, não utilize a sua cama para assistir isso e aquilo, somente para relaxar, não tome bebidas cafeinadas depois das 17h, não faça exercício perto da hora de se deitar... aquelas coisas que todo insone conhece... vão aí mais algumas dicas via HypeScience.

1. Faça exercícios mentais



Um dos sintomas mais comuns de quem não consegue dormir é ficar rolando na cama de uma lado para o outro e pensando porque raios são 3 da manhã e eu continuo aqui acordado. Mas, ao invés de deixar seu cérebro ir para todos os tipos estranhos de lugares, você pode se concentrar e fazer alguns exercícios mentais.

Algo como matemática mental – você pode contar a sequência de Fibonacci, contar de 100 a zero ou, uma técnica mais arcaica, contar carneirinhos. O sono não só bate, como leva você em um instante.


2. Tente técnicas de relaxamento

Algumas vezes, quando a gente fica com uma inquietação muito grande, aquela ansiedade chata, é possível que a atividade de fazer contas de cabeça não ajude muito. Então é hora de tentar algumas técnicas de relaxamento. A Clínica de Distúrbios do Sono da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, tem algumas sugestões para compartilhar:

1. Deite de costas;

2. Relaxe o seu corpo lentamente;

3. Inspire ar pelo nariz enchendo lentamente;

4. Então segure o ar por 1 ou 2 segundos;

5. E depois solte o ar lentamente;

6. Espere alguns segundos e repita o ciclo;

7. Se você perceber que está com um pouco de tontura, diminua o ritmo;

8. Você também pode se imaginar em uma situação calma e tranquila, como uma praia paradisíaca e tranquila;

9. Você pode continuar a respirar nesse ritmo pelo tempo que quiser até pegar no sono.

Se não funcionar, você pode tentar uma outra técnica: comprimir os dedos do pé. Apenas enrole os dedos do pé, segure-os por alguns segundos e então solte.

3. Esquente os pés




Se você já tentou tudo isso e nada funcionou, o melhor talvez seja levantar da cama e colocar algumas meias. Parece loucura, mas tem uma explicação bastante convincente.

Quando você está prestes a dormir, seu corpo redireciona o fluxo sanguíneo para suas mãos e pés. E quando essas extremidades estão quentes, o fluxo sanguíneo aumenta e fica mais fácil adormecer. Então, qualquer coisa que você faça para aquecer suas mãos e pés podem ajudar a pegar no sono um pouco mais fácil.

4. Leia alguma coisa chata



Pode ser um livro que você não goste, mas o melhor nessa situação é apelar. Pense em todas as coisas que você nunca teve vontade de ler. Elas serão muito úteis agora. Digo “apelar” porque se você não escolher a leitura com cuidado, [de vez em quando eu faço isso de propósito] pode acabar se interessando e aí é que não vai pegar no sono mesmo.



A reportagem fala ainda para não desistir e não sair da cama, mas eu já li (e concordo - no meu caso é assim) que se você já tentou dormir e não conseguiu, é bom se levantar, fazer alguma coisa, como tomar um banho quente, ou ler o tal livro chato, mas sentado no sofá da sala, e dali a uns 20 minutos voltar para cama e tentar novamente.

Uma vez eu assisti a um comercial de um pai indo acordar o filho e ele, naquele sono invejável, pedindo para dormir mais um pouco... talvez por ter sido após uma noite ironicamente contrária a do menino, fiquei com a imagem na cabeça e de vez em quando, quando tenho dificuldade para dormir, me imagino naquela época de escola em que eu dormia bem, e na vontade de mais "cinco minutinhos".

Dizem que se você pensa nos problemas antes de dormir, deve se imaginar colocando-os em uma caixa que você mentalmente guarda debaixo da cama e deixa "para depois" Acho que guardei o arquivo com esse texto no meu "Pocket" e o deixei criando teias de aranha, mas uma hora chego lá e repasso para vocês se for bom.

Ah! Algo que realmente (mesmo. muito!) me ajuda é aplicativo com sons relaxantes. Sou fã do white noise, mas o que adoro mesmo é barulho de chuva com trovoadas. Mas tem barulho do oceano, ventania, floresta... Eu utilizo um que tem, inclusive, sons bineurais (não sei se ajuda, mas não atrapalha) para concentração, meditação, relaxamento, antes de dormir...  o Relax M. P. é o mais completo que encontrei (inclusive a versão free). Foi uma indicação da minha irmã do meio, a Renata, que merece muitos beijos e abraço por isso. *.*

Aqui um trecho sobre bineurais:
Tang argumentou que o efeito benéfico deste tipo de tratamento - com sons binaurais - estaria no fato de que eles “regulam as ondas cerebrais para o nível alfa, com um efeito acalmante sobre os ouvintes que se concentrarem”.
Segundo ele, o método de relaxamento atua sobre o sistema nervoso parassimpático, que reduz a pressão sanguínea ao relaxar os vasos.
Se mesmo assim não der certo, tente homeopatia ou florais de Bach antes de se desesperar. Há, inclusive, florais para ajudar a estudar. Mas sobre isso falaremos outro dia...

Bons sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário