Translate

06 fevereiro 2014

Criatividade e Idade

Acreditamos que as pessoas, quando envelhecem, perdem sua criatividade. Os jovens, por não terem muito escrúpulos com o passado, podem romper as tradições e as verdades concebidas. Quando o ser humano envelhece, o comodismo e seu papel dentro da sociedade podem influenciar nesta tentativa de revolucionar os diversos campos de conhecimento e arte da humanidade.

Estudos que tentam relacionar a idade com a criatividade são antigos. Em 1874 um estudo informava que a criatividade atingia o máximo entre 35 e 40 anos. Alguns anos depois, Einstein afirmava que se uma pessoa não tinha realizado uma grande contribuição para ciência antes dos trinta anos, nunca iria fazê-lo. No anus mirabilis, em 1905, ele tinha 26 anos. Neste ano ele produziu quatro textos fundamentais para a ciência. Depois, ele tentou fazer a teoria unificada e não conseguiu. Será que estava velho?

Um apanhado de pesquisas sobre este assunto trouxe uma grande surpresa. A relação entre criatividade e idade é mais complexa que imaginada anteriormente. Pode variar conforme o campo de atuação do cientista e, mais relevante, está mudando com o passar do tempo: o ápice da criatividade está ocorrendo  mais tarde.

De certo o que sabemos é que a relação entre a criatividade e a idade é muito mais complexa.


Leia mais em: JONES, Benjamin, REEDY, E., WEINBERG, Bruce. Age and Scientific Genius. NBER, 2014

Um comentário:

  1. Relação Criatividade e Idade? Talvez! Mas acredito que não deve ser fator determinante não, apenas uma pequena variável.

    ResponderExcluir