Translate

18 fevereiro 2014

Listas: Dez mitos sobre a Contabilidade

1) A Contabilidade foi descoberta por um cara nerd - não se sabe quem "descobriu" a contabilidade, mas a pessoa que associamos ao nascimento da contabilidade moderna é um frei, Luca Pacioli.

2) Contadores são bons em matemática - em geral as pessoas acham que todo contador é bom de matemática. Quem é bom de matemática são os matemáticos. A matemática usada pelos contadores é básica e alguns profissionais são bons em fazer as operações básicas. Mas isto todo profissional deveria saber, correto?

3) Todo contador sabe como fazer seus impostos - ser contador é receber convite para fazer o imposto de renda de um amigo ou esclarecer suas dúvidas. Mas nem todo contador são especialistas em imposto de renda. Existem alguns que detestam fazer uma declaração de imposto de renda.

4) A tecnologia está acabando com a profissão - a tecnologia parece estar destruindo todas as profissões. Se um contador faz lançamentos contábeis e se o computador pode ser programado para fazer isto, o computador deverá tirar emprego de contadores, certo? Errado. O número de profissionais só tem aumentado nos últimos anos e não se sabe de um bom profissional que esteja desempregado.

5) A contabilidade é um campo dominado pelos homens - Errado. Cada vez mais as mulheres são maioria. Veja o número de novos profissionais que se formam a cada ano.

6) Contador é igual a imposto - não é somente isto que um contador pode fazer. É bem verdade que é um bom campo de trabalho e graças ao governo teremos muito mercado de trabalho para os próximos anos. Mas a contabilidade vai além de ler nas entrelinhas o último regulamento do governo.

7) A sua empresa não precisa de um contador - Em geral o dono deseja reduzir seus custos ao máximo. E para que serve o contador numa empresa além de pagar seu salário e todo mês ele apresentar a conta dos tributos? Este profissional pode ajudar na organização da empresa, na determinação da expansão dos negócios e em muitas outras coisas.

8) Contadores são chatos - Em muitos filmes e séries temos a imagem do contador como alguém chato e sem graça. Eis uma pequena lista de "chatos": Kenny G, John Grisham, Robert Plant, Mick Jagger etc.

9) Contadores contam coisas - O contador pode ir além da mensuração das coisas. Existem muitos tipos de tarefas que podem ser desempenhados por este profissional.

10) O sujeito que faz o controle numérico de algo é "contador" - erro comum da imprensa: toda vez que a polícia prende uma pessoa que faz a anotação da movimentação do estoque de um meliante chama-o de "contador".

Adaptação livre daqui

3 comentários:

  1. hehehehe.... aparentemente cada profissao tem seus karmas. olha o povo de computacao o q tem q aguentar rs http://theoatmeal.com/comics/computers

    ResponderExcluir
  2. Cclebridades que estudaram contabilidade:
    http://www.topaccountingdegrees.org/celebrity-accountants/

    Eu subi no meu conceito depois de ver as celebs, rssss

    Flavia, via Facebook

    ResponderExcluir
  3. O último mito é o melhor, só porque controla o estoque e escreve num caderno, você não é contador. Por acaso o meliante era inscrito no CRC? Era bacharel?

    ResponderExcluir