Translate

18 fevereiro 2014

Nos ajude a divulgar? Centro de Valorização da Vida

Queridos leitores,

Já falamos algumas vezes sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV) que faz uma campanha incrível. Vamos conversar um pouco mais?

Quando eu ainda estava no ensino médio nos passaram o livro “Rampa”, da Tanya Zagury*. Naquela época fiquei ainda mais tocada pela necessidade de fazer trabalho voluntário. Uma das oportunidades que pesquisei foi exatamente o CVV, mas não lembro-me bem se por eu ser menor de idade ou pelos horários, não pude participar. A vida seguiu... e hoje, quando comento do Centro, fico espantada com a quantidade de pessoas que nunca ouviu falar. Que tal me ajudar a espalhar por aí? Nunca se sabe. Pode ser que chegue aos ouvidos de alguém que precise de ajuda – ou que queira ajudar.

*Agradeço ao professor de história, Gilberto Assis, por isso. Atualmente ele é professor no Marista (antes INEI e Mackenzie) e acredito que vários leitores o conhecem.

Caso você queira ser voluntário e more em Brasília, você pode se inscrever pelo e-mail brasília@cvv.org.br. No dia 15 de março haverá um treinamento para voluntários no Ed. Brasília Rádio Center, no Setor de Rádios e TV Norte. Para quem é de outros estados e se sentir tocado, vale a pena pesquisar, pois sempre há esses cursos de capacitação. Acesse o site oficial aqui.

Caso você não ache que isso combina com o seu perfil, ainda há a possibilidade de ajudar divulgando o CVV. Isso também é um trabalho voluntário com valor imensurável. 

A linha ficou famosa por ajudar suicidas, mas, na verdade, ajuda a quem precise conversar. O estresse é tão comum em nossas vidas! Acredito que muitos podem se beneficiar com a divulgação desse trabalho. Vocês assistiram àquele filme, Tratamento de Choque, com o Adam Sandler e o Jack Nicholson ? É um exemplo extremista, eu sei, mas só quero ilustrar que há muitas pessoas estressadas que podem ter um tilt a qualquer momento, assim como outras tantas que têm problemas dos quais sequer temos conhecimento. Acredito que seja útil, humano e simples compartilhar que: para desabafar, chorar, ser ouvido e encontrar apoio emocional, basta ligar 141.


Curiosidades:

· No Brasil, o CVV é reconhecido como serviço de utilidade pública pelo Ministério da Saúde, pertencendo às organizações do terceiro setor.

· Nos primórdios, o Programa CVV recebeu influência dos Samaritanos Internacionais, grupo fundado pelo Reverendo Chad Varah, em 1953 na Inglaterra.

· Os atendentes do Programa CVV, todos voluntários, possuem as mais diversas formações. Enquanto em atividade no CVV, deixam ao lado seu 'eu profissional' (psicólogo, dona de casa, estudante, médico, professor, etc.) e focam apenas o seu 'eu voluntário'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário