Translate

16 março 2013

Fato da Semana

Fato: Doutorado da USP Ribeirão Preto foi aprovado pela Capes

Qual a relevância disto? Há 15 anos existia somente um doutorado no Brasil e quatro programas de mestrado, localizados na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje o número de cursos de mestrado atinge a duas dezenas e desde a criação do doutorado pelo consórcio UnB-UFPB e UFRN o número de doutorados está aumentando.

Há 15 anos existia uma grande demanda reprimida pela titulação de mestres em contabilidade. Hoje, a demanda já foi atendida e atualmente os principais candidatos ao curso de mestrado são alunos que acabaram de fazer a sua graduação. E existe uma demanda reprimida pela formação de doutores.

O fato de a abertura ter ocorrido no interior de São Paulo também é salutar.

Positivo ou Negativo? – Positivo, sem dúvida nenhuma.

Desdobramentos – No médio prazo haverá uma redução na demanda reprimida por cursos de doutorado e os cursos existentes deverão sobreviver com baixa demanda ou buscando alunos através de profissionalizantes. Outro aspecto relevante é o fato da pesquisa científica melhorar.

Outros candidatos a fato da semana? A divulgação dos resultados de empresas que, no passado, não divulgavam seus resultados (McDonald´s e Fiat, por exemplo). As discussões sobre os riscos das IFRS e o rodízio das auditorias são eternos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário