Translate

19 março 2013

Congresso homenageia a contabilidade

Parlamentares e representantes de associações de contadores de todo o país comemoraram o Ano da Contabilidade no Brasil em solenidade promovida pelo Congresso nesta segunda-feira (18). Autor do requerimento de homenagem, o senador João Vicente Claudino destacou que existem, no Brasil, 500 mil profissionais e 400 mil estudantes de contabilidade, além de 80 mil empresas especializadas.

Empresário formado em Economia, João Vicente ressaltou que a contabilidade, prática milenar, é essencial a qualquer negócio, seja na transparência, no controle ou na previsão de gastos e receitas. Na mesma linha manifestou-se o deputado Paes Landim, que mencionou a dependência das grandes empresas, em relação ao trabalho dos profissionais de contabilidade, nas decisões negociais do dia-a-dia. O senador Luiz Henrique afirmou que a contabilidade é "a ciência que organiza o mundo”. De acordo com ele, as grandes crises financeiras mundiais em boa parte resultam de uma falta de responsabilidade fiscal, que começa quando os governantes deixam de ouvir seus contadores.

O contador e deputado Izalci mencionou medida provisória em elaboração, atualmente sob análise do Ministério do Planejamento, que fortalecerá os órgãos setoriais e seccionais do sistema de contabilidade de custos do Poder Executivo federal.

Izalci adiantou que a futura MP trará medidas regulatórias direcionadas à administração pública direta, autárquica e fundacional. Também deverá organizar os servidores públicos formados em contabilidade, melhorando, inclusive, a estrutura remuneratória da categoria.

Ainda, interrompido várias vezes por palmas, Izalci apontou a corrupção e afirmou que "podemos enfrentar a batalha contra a corrupção e temos as armas para vencer esta guerra. Conheço o poder das ferramentas de trabalho que temos e, por isso, reafirmo que a única categoria profissional que pode e deve passar o Brasil a limpo é a dos contabilistas. Os contabilistas podem, e devem, passar este pais a limpo."

Discursaram na sessão os presidentes da Federação Nacional de Contabilidade (Fenacon), Valdir Pietrobon; da Fundação Brasileira de Contabilidade, José Martonio Coelho; da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Bugaim; e do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingos Carneiro; entre outros presentes.

Fonte: Adaptado daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário