Translate

25 março 2013

Atuação

"Ser profissional significa colocar suas ideias pessoais de lado e ser esperto". Essa visão pragmática do mundo do trabalho é do psicólogo britânico Oliver James [foto], 59, autor do livro recém-lançado "Office Politics" (política corporativa), em que divide os chefes em personalidades como psicopatas, narcisistas ou maquiavélicos.
Leia trechos da entrevista.

Folha - A política não foi sempre importante nas empresas?
Oliver James - À medida que se sai de um cenário de empregos nos quais é fácil medir a contribuição de alguém, como o número de bonecas ou de barcos que você produz em um dia, a política se torna mais importante. Agora, a maioria das pessoas trabalha na indústria de serviços e a influência de alguém para o lucro da empresa é mais difícil de mensurar. Por isso, o modo como a sua contribuição é percebida tem um efeito maior em quanto você ganha ou na hora de decidir uma promoção.

Isso inclui mentir?
É preciso aceitar a política e ver isso como uma parte importante do seu dia a dia, mesmo que você não seja muito ambicioso, ou você vai ser intimidado e manipulado. Todos nós contamos mentiras e temos de atuar um pouco. Não é necessário mudar radicalmente, mas, sim, desenvolver um personagem, aprender a interpretar.

*Mas isso é cansativo... *
O que é cansativo é outras pessoas menos talentosas terem trabalhos mais interessantes do que você. Não é cansativo se você aprender a ser autêntico por meio de um personagem. E você já o tem, mesmo sem saber. É preciso descobrir qual é o seu papel e ajustá-lo.

O melhor é ser legal com as pessoas ou que elas tenham medo de você?
Ser legal pode funcionar, mas não necessariamente. Bajular um narcisista pode ser uma boa ideia, se você souber atuar bem agindo dessa forma. Por isso a performance é tão importante: se você não for convincente como bajulador, se você não é dessa forma geralmente, a pessoa vai perceber e o plano pode dar errado.

Como fazer isso, então?
Um narcisista quer sentir que é importante, que é maravilhoso. Você pode dizer isso a alguém que ele conheça e que pode retransmitir a informação. Esse "louvor" vai chegar ao seu chefe.

E como lidar com alguém maquiavélico?
O mais é importante é saber que eles são assim, e muito do que eles estão dizendo sobre você simplesmente não é verdade. É preciso estar ciente de que mentiras podem estar sendo ditas sobre você no escritório, de que seus colegas podem estar recebendo informações mentirosas. Saber disso é metade da batalha. A outra é começar a corrigi-las.


Fonte: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário