Translate

26 outubro 2012

Resposta do Iasb

No passado recente (julho de 2012) uma equipe da SEC preparou um estudo sobre a questão da adoção das normas internacionais de contabilidade nos Estados Unidos. O texto faz uma série de críticas ao processo, assim como apresenta os problemas das normas internacionais. Além disto, o texto não indica uma data para que a convergência ocorra.

O relatório sepultou, pelo menos parcialmente, a possibilidade de que a maior economia do mundo possa adotar as normas internacionais. Agora uma equipe da Fundação IFRS preparou um texto sobre o assunto. Apesar do mesmo não ter sido aprovado pelo Iasb ou pelos trustees da Fundação IFRS, não deixa de ser uma resposta ao texto (e críticas) da SEC.

O relatório afirma que a indecisão da SEC pode representar um risco no esforço da convergência entre o FASB e o Iasb. Isto pode representar um risco de que uma década de esforço no sentido da convergência seja “seguido por um novo período de divergência”. Apesar de reconhecer a complexidade do mercado estadunidense, o texto considera que a experiência de outros países indica que a vontade política adequada pode superar os desafios.

Em resposta à crítica da SEC de que o Iasb depende muito da contribuição de alguns países, o texto usa uma relação entre doação e tamanho da economia para mostra que os Estados Unidos contribuíram pouco para o trabalho da Fundação IFRS. Mas que este país possui um quarto dos assentos no organismo internacional, apesar de ter doado menos de 10%.

Sobre o Brasil, eis uma citação interessante:

Finalmente, no Brasil, o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores da Deloitte realizou uma pesquisa em 2011 para descrever relações com investidores, após a adoção do IFRS pelas empresas de capital aberto. Embora a pesquisa tenha coletado dados das empresas apenas alguns meses após a publicação pela primeira vez das demonstrações financeiras em IFRS, alguns benefícios já foram percebidos. A maioria dos entrevistados acredita que a IFRS trouxe mais transparência às informações financeiras. O custo de transição foi menos de US $ 1 milhão para 77 por cento dos inquiridos e os principais fatores de custo foram a aquisição de conhecimentos técnicos da IFRS e preparação de informação comparativa.

Leia mais em IFRS Staff Challenges SEC on Adoption Obstacles , Tammy Whitehouse, Compliance Week

Um comentário:

  1. Ótima postagem. Essencial que os professores comentem com seus alunos, independente da matéria que lecionam. Essas informações devem ser de conhecimento geral!

    ResponderExcluir