Translate

29 outubro 2012

Custo de um Estádio

Observe a tabela a seguir:
São 16 estádios que foram construídos para competições esportivas. Ao lado de cada estádio tem-se o custo em milhões de dólares da sua construção. Logo após, a capacidade de cada arena.

A seguir, um índice de utilização, sendo quanto maior melhor. Este índice deveria ser de 50 ou mais. É possível notar que a maioria dos estádios é subutilizada, incluindo o famoso Allianz Arena, do Bayern de Munique. Este índice é calculado dividindo a quantidade de pessoas que frequentaram o estádio pela capacidade. O Turner Field teve, em 2010, um número de pessoas frequentando aquela arena que corresponde a 50 vezes sua capacidade.

A última coluna é a relação entre o custo e a capacidade. A média é de 7,04, indicando que cada assento custa 7,04 mil dólares.

O estádio do Maracanã terá uma capacidade de 76 mil lugares. Com base neste valor, o custo estimado para o estádio seria de 535 milhões de dólares, que corresponde a 1,1 bilhão de real (câmbio de 2,02). Este valor é bem próximo ao valor estimado do estádio. O Mané Garrincha, de Brasília, com 70 mil lugares, ficaria por 1 bilhão. A tabela a seguir faz o cálculo para os estádios da Copa:
Ou seja, os dez estádios teriam um custo estimado de 4,1 bilhões de dólares.

A análise acima mostra que talvez o custo da copa não esteja tão "superfaturado". Mas dois cuidados com esta conclusão: o custo realizado pode aumentar, igualando ou ultrapassando o valor estimado aqui; e o uso dos estádios deve estar bem abaixo dos valores de outros estádios após o término da Copa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário