Translate

30 outubro 2012

Logística reversa

A logística reversa significa todas as operações relacionadas à reutilização de produtos e materiais. Mais especificamente voltada para a área logística, diz respeito ao fluxo de materiais que voltam à empresa por algum motivo (devolução de clientes, retorno de embalagens, retorno de produtos, e/ou materiais para atender a legislação).

O trabalho “Oportunidade de Redução de Custos com a Análise da Logística Reversa e Gerenciamento da Cadeia Integrada de Valor: Um Estudo de Caso de Uma Empresa do Setor de Refrigerantes” dos autores Cecílio Elias Daher; Edwin Pinto de La Sota Silva, Adelaida Pallavicini Fonseca foi publicado no X Congresso Brasileiro de Custos no Espírito Santo em 2003. O artigo se inicia com a logística de uma forma geral e em seguida trata a logística reversa, que envolve todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos e materiais e peças usados a fim de se assegurar uma recuperação sustentável. Fala-se, ainda, sobre a administração de recuperação de produtos – PRM, que tem como objetivo a recuperação, tanto quanto possível, de valor econômico e ecológico dos produtos, componentes e materiais.

Com a pesquisa foi possível observar o desenvolvimento da logística reversa e sua importância na redução de custos das empresas. O estudo de caso se mostrou importante para que as entidades vejam que esse tipo de abordagem é não apenas sustentável, como também economicamente favorável. Com isso fica clara a sua relevância como uma forma de vantagem competitiva para a empresa.

Há de se observar que a inclusão de um sistema de logística reversa requer o tratamento do custeio do ciclo de vida total, tendo em vista que o retorno do produto a empresa acarreta a responsabilidade por ele até o fim da vida útil. Com isso haverá a evidenciação de todo o conjunto de receitas e despesas associadas a cada produto e o destaque do percentual de custos totais incorridos nos primeiros estágios, permitindo que as relações entre as categorias de custo da atividade se sobressaiam. Existem poucos sistemas de informação já desenvolvidos e específicos para lidar com a logística reversa, portanto justifica-se a necessidade do foco em abordagens que envolvam melhorias em sistemas de informações internos.

Quanto ao gerenciamento da cadeia de suprimentos a pesquisa demonstra sua importância tendo em vista que o conhecimento adequado de toda a cadeia na qual se encontra não só a empresa, como também todos os membros com participação ativa e consciente é ponto crítico para o desenvolvimento da logística reversa.

Os conceitos foram então aplicados ao setor de refrigerantes com base na metodologia de estudo de caso. Foram encontradas oportunidades de melhoria, de forma com que o maior entrosamento entre as partes envolvidas em todo o processo de fabricação, distribuição e venda dos produtos, além da ampliação dos controles gerenciais, se tornarão não apenas imprescindíveis para o bom andamento das entidades como também altamente lucrativos.

Um comentário:

  1. Muito interessante o conceito de "logística reversa". É importante compreender que a logística e a gestão de frotas não vá só numa direção, naquela de vender, mas também na direção do retorno de produto e ademais de uma maneira responsável. No ano do estudo, os softwares de gestão de frotas não estavam ainda tão desarrolhados. Seria interessante fazer um estudo igual, mas com as tecnologias de gestão de hoje, como o Reveal. Muito obrigada pelo estudo e pelo artículo.

    ResponderExcluir