Translate

21 outubro 2012

BVA

O Banco Central decretou intervenção no BVA. Segundo o Estado, foi a mais "cantada" pelo mercado: rumores já circulavam há meses, nos últimos dias clientes não conseguiam sacar depósitos e atrasos na divulgação das demonstrações contábeis.

Na fiscalização nos últimos meses o Banco Central exigiu provisões adicionais de 150 milhões de reais. O balanço semestral provavelmente teria uma prejuízo de cem milhões. Para cobrir o prejuízo e estar dentro dos parâmetros da Basileia o banco precisaria de um capital de 800 milhões de  reais, segundo a Folha, ou de 600, segundo o Estado.  A Veja chuta 1 bilhão. O controlador pediu dinheiro ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que exigiu contrapartida dos sócios.

Mesmo levantando o dinheiro, o dinheiro talvez não fosse suficiente por uma questão contábil

o dinheiro seria insuficiente para restaurar a credibilidade, abalada, também, pela ausência de balanços auditados em 2012 - o BVA se desentendeu com a auditoria, a KPMG. Depois de muita negociação, os números estavam prontos para publicação na semana que vem.

O BVA possui as seguintes características:

Especializado em crédito para companhias de médio porte, o BVA tem sede na cidade do Rio de Janeiro e detém 0,17% dos ativos do sistema financeiro e 0,24% dos depósitos. A instituição tem sete agências localizadas no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo.

Era um banco conhecido por cobrar juros elevados e por ter uma política agressiva de captação de dinheiro no mercado.

Foi a terceira intervenção em quatro meses, mas ao contrário das anteriores, nenhuma irregularidade contábil foi ainda encontrada.
Após a intervenção, a empresa de rating Austin rebaixou a nota do banco. Já a LF Rating dava grau de investimento para o banco, com nota BBB+, indicando certas fragilidades, mas com capacidade de superação dos problemas de curto prazo. A Moody´s dava nota E, enquanto a Fitch era mais otimista: B-, ou seja, grau especulativo. Em resumo, com exceção da Moody´s, as agências de rating erraram feio, mesmo sabendo que era uma notícia já esperada do mercado.

Os bens dos controladores estão indisponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário