Translate

26 outubro 2011

Eficiência energética da computação

Em 1975 Gordon Moore, co-fundador da Intel, estimou que os circuitos integrados, mais conhecidos como chips de silício, seguiam uma lei:desde de 1958,a densidade de cada chip dobra a cada dois anos. Em termos práticos, o resultado é que o desempenho de computadores pessoais dobra a cada 18 meses, isso ocorre há décadas, essa previsão é comumente conhecida como Lei de Moore.Como os computadores se tornaram dispositivos móveis, seus usuários estão cada vez mais preocupados com a vida da bateria, bem como o desempenho.

Não obstante, Jonathan Koomey e seus colegas da Universidade de Stanford, descobriram algo mais profundo acerca da eficiência energética da computação. Os pesquisadores afirmam que eficiência eléctrica da computação tem dobrado a cada 1,6 ano desde meados dos anos 1940. "Isso significa que para uma quantidade fixa de força computacional, a necessidade de capacidade da bateria cairá pela metade a cada 1,6 ano", observa Dr. Koomey. Esta tendência, diz ele, "é um bom sinal para o crescimento explosivo da computação móvel, sensores e controles." Alguns pesquisadores já estão construindo dispositivos que funcionam com energia "ambiente" proveniente de luz, calor, vibração, ou transmissores de TV. Como a eficiência energética da computação continua a melhorar, esta abordagem torna-se mais comum. Inevitavelmente, os observadores da indústria já estão chamando esta nova descoberta de Lei de Koomey.


Veja a regressão :




Fonte: aqui

2 comentários:

  1. Um Breve erro na tradução: Silicon chips significa chips de SILÍCIO, não SILICONE

    fora isso, a eficiência energética é superior ao desenvolvimento da tecnologia, mas quando se leva em conta a conversão do poder de equipamentos "imóveis" (PCs) para dispositivos móveis (Celulares e Tablets), a conta se torna um pouco mais complexa.

    ResponderExcluir
  2. Rafel,

    Nem percebi esse grave equívoco.Muito obrigado. É um belo falso cognato.

    ResponderExcluir