Translate

30 junho 2010

Quando um jornal erra feio...


Em um anúncio publicado ontem no caderno de esportes Copa 2010, do jornal “Folha de S. Paulo”, a rede de supermercados Extra estranhamente se despede da seleção brasileira na Copa da África do Sul, com um “Valeu, Brasil. Nos vemos em 2014”. Não demorou para o erro ganhar o microblog Twitter. O equívoco, atribuído pela rede de supermercados ao jornal, foi duramente criticado pelo empresário Abílio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Extra/Pão de Açúcar, em seu microblog: “Estou ao lado dos que se indignaram com o anúncio publicado erroneamente pelo jornal. Não compartilhamos com a impunidade e tomaremos as providências, que não eliminarão o erro, mas irá responsabilizar os culpados” — escreveu o empresário.

Na peça publicitária, a palavra seleção é escrita no idioma zulu: “A I qembu le sizwe (seleção) sai do Mundial. Não do coração da gente”.

Em nota divulgada à imprensa, o Extra lamenta o erro ocorrido na veiculação do anúncio:

“A empresa informa que a ‘Folha de S. Paulo’ errou na seleção do material para publicação e irá se retratar publicamente com a correção do material visto que, como patrocinador da seleção, a rede Extra tem sido entusiasta do time brasileiro.”

Às 14h44m, o jornal publicou em seu site a notícia admitindo o erro: “A Folha de S.Paulo esclarece que no dia 29/6/2010, no Caderno Copa 2010, página D11, foi publicado equivocadamente um anúncio do Hipermercado Extra, devido a um problema ocorrido na área de inserção de anúncios. Lamentamos o erro”.

Com a enorme repercussão no Twitter, a ombudsman da “Folha”, Suzana Singer, comentou, em resposta a um seguidor: “Saiu anúncio errado do Extra hoje por problema da inserção da Folha. Sairá uma errata amanhã. Tremenda mancada.”

Procurada pelo GLOBO, a funcionária responsável por falar com a imprensa sobre o anúncio, Katia Gama, secretária do Departamento Comercial, disse que a “Folha de S. Paulo” divulgaria uma errata hoje sobre o assunto e que a empresa não faria mais nenhum comentário sobre o erro.


Seleção se despede da Copa? - 30 Jun 2010 - O Globo - Emanuel Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário