Translate

21 junho 2010

Despesa e Desempenho

Nesta época da Copa do Mundo, estou lendo o agradável livro Soccernomics, de Simon Kuper e Stefan Szymanski (R$29 na Livraria Cultura). O texto trata de futebol, com uma visão de negócio. Assim, páginas são dedicadas a análise alguns erros cometidos na gestão dos clubes de futebol, por exemplo, com alguns conselhos interessantes (compre jogar com vinte e poucos anos, evite que um novo treinador gaste dinheiro com transferências inúteis, jogadores velhos são super avaliados, evite comprar centroavantes que são caros, ajude a adaptação dos jogadores, entre outros) e estatísticas.

O gráfico a seguir foi obtido com os dados do livro, na sua página 49. Mostra a posição média de um clube inglês, na liga inglesa, em relação aos gastos com salários. Aqui, ao contrário do livro, preferi usar os dados brutos.




O clube que mais gasta com salários, entre 1998 a 2007, o Chelsea, ocupou uma posição média na liga do terceiro lugar. O segundo clube com maiores gastos, o Manchester, obteve uma posição média de segundo lugar no período. Ou seja, o Manchester gastou melhor no período. Mas quando todos os 58 clubes são plotados no gráfico percebe-se uma relação forte entre gastos e posição na tabela. Em termos estatísticos, isto significa uma correlação de -0,89.

A lição é: se quiser ter um bom desempenho é necessário gastar dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário