Translate

24 maio 2008

Fraude Contábil, Crise de 1929 e Regulamentação

Tradicionalmente uma das razões da crise de 1929 foi a baixa qualidade das demonstrações contábeis das empresas que tinham ação cotada no mercado acionário. Isso inclusive aparece no livro de Teoria de Contabilidade, p. 59:

“Para a Contabilidade, esse fato foi importante, uma vez que a profissão contábil foi criticada pela falta de uniformidade das práticas contábeis, que propiciavam a adoção de procedimentos flexíveis, e por vezes contraditórios no mesmo setor empresarial.”


Trabalho empírico de George Benston (Required disclosure and the stock market, American Economic Review, 1973) mostrou que a evidenciação não teve um valor importante para os investidores.

7 comentários:

  1. Olá gostaria de saber ql o autor de teoria da contabilidade q está escrito q foi a baixa qualidade das demonstrações q era uma das razões

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber ql o autor de teoria da contabilidade q está escrito q foi a baixa qualidade das demonstrações q era uma das razões

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde poderia me dar alguma informação do porque que a geopolitica é importante para a contabilidade

    ResponderExcluir
  4. suhh,

    Devo confessar que nunca pensei sobre a relevância da geopolítica para contabilidade. A Política sim, é relevante. Veja o caso dos EUA que relutam em adotar as IFRS (normas internacionais): uma das razões é a perda de influência e poder de fazer suas normas.

    Talvez você pudesse explorar a questão da composição do Iasb (Veja novamente o livro de Teoria da Contabilidade de Niyama e Silva sobre este assunto). Num dos trechos comenta-se a distribuição dos cargos naquela entidade e é nítida a prioridade para os países europeus e da América do Norte.

    ResponderExcluir
  5. Olá, quero saber qual é o seu ponto de vista sobre essa crise de 1929?!

    ResponderExcluir