Translate

26 maio 2008

Ex-executivos da AOL condenados


Oito ex-executivos da America Online foram acusados pela Securities and Exchange Commission (SEC) de participarem de práticas contábeis ilegais que inflou a receita da empresa em mais de um bilhão de dólares.

Segundo declaração de Scott Friestad, diretor da SEC, para o jornal The Washington Post (SEC Sues 8 Former AOL Officials; Regulator Alleges Inflation of Online Ad Revenue , Cecilia Kang, Washington Post, 20/5/2008)

“No nosso ponto de vista, esta é uma das mais chocantes fraudes contábeis na memória recente"


A fraude começou no início do milênio, antes da fusão da AOL com a Time Warner. Naquele momento, a empresa estava sendo pressionada para provar aos investidores que a publicidade era viável. Os executivos da AOL trabalharam com práticas ilegais de comercialização de publicidade com diversas empresas (WorldCom, Hewlett-Packard, Sun Microsystems e Veritas Software) Pelos acordo, a AOL pagaria as empresas pela compra de espaços publicitários, registrando as receitas como uma prática denominada de "roundtrip".
A AOL pagava preços mais altos por bens e serviços e em troca recebia anúncios na sua página.

Um exemplo mais concreto é apresentado pelo blog Footnoted, quando a AOL comprou 250 milhões em equipamentos da Sun e em troca contabilizou parte como receita de publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário