Translate

13 setembro 2007

Risco operacional

Adoção de controles internos deve movimentar mais de US$ 1 bi em soluções de TI. A redução do risco operacional na gestão das empresas, decorrente da adoção de praticas de transparência e sustentabilidade - fundamentais hoje em dia para manter a competitividade no mercado consumidor e na captação de recursos - criou mais um nicho de mercado dentro da tecnologia da informação (TI), as metodologias de gestão da informação.

(...) O risco operacional interfere diretamente na gestão das companhias. "Quando uma empresa traça uma meta para sua receita anual terá mais chances de atingi-la se souber a que riscos está exposta para agir preventivamente", afirma Tapajós. Esses riscos podem ser de várias naturezas, como uma greve, uma alta dos juros, mudanças no cambio, na legislação, paralisação de máquinas.

(...) O Coso permite implementar as melhores práticas de gestão de risco e a estrutura de controles internos. Já o Cobit permite a melhoria contínua do processo utilizado para identificar e avaliar controles, e mitigar riscos, acrescenta o consultor.

(...) O Coso é um guia para as melhores práticas de gestão de risco corporativos, que abrange também controle interno. É recomendado pela SEC (Securities and Exchange Commission, órgão regulador do mercado de capitais americano), para implementação da Sarbanes-Oxley (Sox), a mais exigente lei de governança em vigor no mundo. O Coso pode ser utilizado ainda para atender o acordo de Basiléia II.


Metodologias de gestão de risco em alta no mercado
Gazeta Mercantil - Finanças & Mercados - Pág. 4 - Lucia Rebouças

Nenhum comentário:

Postar um comentário