Translate

13 agosto 2006

Só na Suiça bancos têm rentabilidade maior

Reportagem do Estado de 13/08 aponta que a rentabilidade dos bancos brasileiros é enorme:

"Os bancos brasileiros só perdem em rentabilidade - e por uma pequena diferença - para os suíços. São tão eficientes quanto os melhores do planeta, mas gastam muito para fazer frente ao calote."

"O trabalho revela que as altas taxas de juros cobradas no Brasil são um fardo pesadíssimo para o devedor e acabam tendo impacto negativo sobre as operações das instituições financeiras."

"EFICIÊNCIA - É medida pela divisão das despesas operacionais pelas receitas operacionais. (...) Nesse quesito, os bancos brasileiros atingiram eficiência comparável à dos grandes bancos internacionais."

"CUSTO OPERACIONAL/ATIVOS - (...) Os bancos brasileiros apresentam a pior posição. (...) por trás desse mau desempenho está o elevado nível de calote dos devedores, o que, por sua vez, decorre dos juros excessivamente altos."

"Rentabilidade - É tão alto o retorno dos bancos brasileiros que em apenas quatro anos os lucros dobram o patrimônio. "

"Provisões - Essas provisões são campeãs do mundo (16,9% contra média de 4,5%). De novo, isso ocorre porque os juros cobrados são o que são. Mas não é só isso. Há razões para acreditar que as provisões dos bancos brasileiros estejam inchadas porque eles escondem parte dos lucros."

"é inevitável o prosseguimento da concentração. Segunda, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e, talvez, Unibanco "terão de aumentar a atuação no exterior para ganhar escala e amplitude geográfica"."

Clique aqui para ler a reportagem toda

Um comentário:

  1. Bancos brasileiros, não são os vilões, são os que mantem os vilões.

    ResponderExcluir