Translate

22 janeiro 2014

Dinheiro e Futebol

Szymanski e Kuper mostram em Soccernomics que o desempenho de um clube está associado a quantidade de dinheiro em salários. Mas a dispersão salarial pode reduzir a chance de vencer uma partida.

Entretanto, a figura (adaptada daqui) mostra um alento para aqueles que gostariam que prevalece no futebol o mais eficiente, não o mais rico. Três grandes clubes ingleses e a evolução histórica dos gastos menos arrecadação ao longo dos anos. Na temporada de 2008/9 o Manchester City gastou 115,1 milhões de libras esterlinas a mais do que arrecadou com a venda de jogadores. Já o Arsenal gastou 12,6 milhões a mais do que arrecadou. Ao longo de seis temporadas, o gasto do Arsenal superou sua arrecadação em 11,1 milhões. Isto é muito pouco quando comparado com os 328,7 milhões do Chelsea e dos 509,6 milhões do City.


É bem verdade que nas cinco temporadas, Chelsea e City foram campeãs (uma vez cada). Mas o Arsenal, em todas elas, ou ficou em terceiro ou em quarto lugar (City teve um décimo e um quinto; Chelsea um sexto). No atual campeonato a classificação é Arsenal, City e Chelsea, nesta ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário