Translate

09 novembro 2013

Fato da Semana

Fato: A questão da utilização do Bitcoin como moeda de pagamento. Esta semana a cotação da moeda bateu recorde, chegando a 300 dólares. Ao mesmo tempo em que começam a surgir mais casos de empresas e pessoas que aceitam a moeda digital como meio de troca, uma pesquisa acadêmica mostrou que a moeda está sujeita a manipulação de desonestos, o que coloca em dúvida sua credibilidade.

Qual a relevância disto? O Bitcoin poderá representar uma revolução no mercado. Ao invés de ser emitida por uma autoridade do governo, geralmente o Banco Central de cada país, o Bitcoin é criada por usuários de computadores, apesar de estar sujeita a regras bem definidas. Desde sua criação, o Bitcoin tem sido considerado com ressalvas, por não ter o respaldo legal. Entretanto, novos usuários estão aumentando a demanda pela moeda, o que a torna cada vez mais valorizada perante o dólar.

Ainda assim, existe muita desconfiança sobre a moeda. Seria mais um caso de pirâmide? A não aceitação legal será um obstáculo a sua adoção? A existência de regras fixas para “mineração” da moeda irá restringir seu uso? Tudo são questões importantes. Para a contabilidade, a discussão sobre o Bitcoin interessa, já que se trata de uma “moeda”. Como será que isto irá alterar a nossa visão de liquidez dos ativos? E a questão do respaldo legal deve ser incluindo na discussão sobre as características de um elemento patrimonial?

Positivo ou Negativo?  A conferir. É muito difícil imaginar se existe algo positivo ou negativo nesta atual fase. Talvez estejamos diante de um produto que irá revolucionar as transações econômicas. Talvez seja mais uma mudança radical que não ocorreu.

Desdobramentos : A cotação parece ultrapassar os patamares históricos. Já se fala em novos valores. A procura está aquecida em razão da China. Mas até quando isto irá?

Outros eventos relevantes da semana: as notícias sobre a convergência, incluindo a provável aprovação pelo Fasb do projeto de reconhecimento da receita; o grande número de atrasos na informação entregue para CVM; ou as questões relacionadas ao grupo do empresário Eike Batista. Optamos por escolher algo “novo” . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário