Translate

09 outubro 2011

Apontamentos com estilo

A arte de escrever pesquisa vem com alguns detalhes que às vezes fazem toda a diferença. Por isso tenho o costume de prestar atenção em dicas pessoais, além de tudo aquilo que aprendemos em aulas de metodologia, em livros, ou aqui no blog! :)

Eu tive um professor que nos ensinou que deveríamos deixar um caderninho sempre a mão. Às vezes acordamos no meio da noite com uma ideia genial para a nossa dissertação! E então, na manhã seguinte, já não nos lembramos de nada. O professor pegou, à vista disso, o costume de anotar ideias a todo o momento. E isso pode acontecer quando você está conversando com alguém ou assistindo a um filme. O descanso é essencial, mas sabemos que nosso subconsciente continua trabalhando, aí vem lampejos de criatividade ou respostas tão procuradas, mas não temos como parar tudo aquilo e ir para o computador escrever.

Existe uma linha super notória de cadernos italianos que se chama Moleskine. Não sei se vocês já ouviram falar. O material é ótimo, mas aparentemente a fama (e consequentemente, os preços) se dá por ter sido utilizada por cientistas e pesquisadores renomados. (Uma curiosidade: no filme Indiana Jones e a Última Cruzada, o pai de Indiana, o professor Henry Jones, mantém suas anotações de pesquisa em um Moleskine).

No Brasil há uma linha artística, sustentável e bem mais em conta. Os meus cadernos de anotações são da Corrupiola, super fofos e charmosos. Recomendo para os seus apontamentos de pesquisa ou de “lista de afazeres”. Os cadernos são costurados a mão (então não se estraçalham) e sem pauta – o que eu acho perfeito (mas há os com pauta). Que tal personalizar o material para ver se o seu espírito é renovado (especialmente naqueles momentos em que o cansaço toma tanto conta do nosso corpo que não sabemos como continuar)?
(Pros meninos: recomendo um mini caderno que é show e cabe na carteira! Fantástico!).

Fica a dica. Boa pesquisa a todos!


P.S. - Eu não conheço todos, mas recebi indicações de algumas outras cadernetas disponíveis: aqui, aqui e aqui. Para quem faz questão de um moleskine, comprar pela Amazon fica mais em conta que nas papelarias brasileiras. Quem conhecer e tiver feedbacks, por favor, participe nos comentários!

6 comentários:

  1. As cadernetas "Cícero", no segundo link (um do Sumbmarino) são muito semelhantes aos Moleskines. E é fácil encontrar em papelarias. Com a greve dos correios ando sem ânimo para compras on line. Mas a dica foi muito boa. Parabéns pelo blog!
    Jaqueline Louise

    ResponderExcluir
  2. Como nunca pensei nisso? ;) não preciso mais levantar como um doido durante a noite quando tenho uma ideia. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro caderninhos e tenho tanto moleskines como curripios e gosto muito dos dois. Mas, na realidade, o preço é quase o mesmo, considerando que um currupio tem um terço da quantidade de folhas de um moleskine (considerando os modelos pequenos, de bolso). Na minha experiência, também, os moleskines se conservam inteiros dentro da bolsa por bem mais tempo, sem cantinhos sujinhos ou tortos.

    ResponderExcluir
  4. Gisele, obrigada pela participação! Tenho certeza que suas dicas influenciarão positivamente os leitores.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um da cultura que lembra o moleskine por ter o elastico que mantem a caderneta fechada e isso ajuda muito a conservar. Também ajuda a deixar bilhetinhos e cartões dentro. Faço uma bagunça nas anotações. Misturo ideias pra pesquisa, coisas a serem feitas (incluindo passos pra minha dissertação), telefones. Ainda nao cheguei ao ponto de acordar de madrugada pra anotar. Seria bom deixar uma lanterna ao lado pro pacote ficar completo! Esse da Corrupiola parece legal por ter um design único (esse da foto é fera). E pelo que falaram, é mais fino e isso tem as suas vantagens, como poder guardar dentro do fichário! (Mas a minha bolsa realmente não tratará bem esse bloquinho). Ótimas sugestões. Ainda mais com dicas de onde consumir. Obrigada.
    Luana Borges

    ResponderExcluir
  6. Em o Diabo Veste Prada a assistente sempre usa um Moleskine para as anotações! <3

    ResponderExcluir