Translate

02 outubro 2025

Bolha da IA e consequências contábeis


Estamos vivendo a era da inteligência artificial. Nesse sentido, as empresas correm para financiar projetos relacionados à criação de seus próprios modelos ou à aquisição de modelos já existentes. Parece uma corrida do ouro — ou melhor, uma corrida para a IA — em que quem se atrasar será derrotado pelo rival que conseguir implantar as melhores soluções primeiro.

Nas empresas, muitos dos gastos estão sendo ativados, já que representam investimentos com potencial de gerar riqueza no futuro. Do lado do investidor, há uma busca incessante pelos futuros vencedores. Decorrente desse cenário, o mercado acionário tem valorizado substancialmente as empresas que aparentam estar liderando essa corrida.

Surge agora a preocupação de que o mercado possa estar supervalorizado (vide aqui). Seria uma repetição da crise das pontocom, no final dos anos 1990, que trouxe como consequência os escândalos da Enron e da WorldCom? Essa crise também resultou em um dos maiores prejuízos da história moderna: o da AOL Time Warner, decorrente do reconhecimento de uma baixa contábil.

Os índices de valorização do mercado parecem confirmar essa impressão, e algumas vozes isoladas também têm alertado para isso. Jerome Powell (foto) afirmou que as ações estão com preços elevados. Mas não há consenso; na verdade, a valorização sugere que o otimismo tem prevalecido sobre o pessimismo. O Bank of America sugere uma nova normalidade: os múltiplos atuais devem se manter nesses patamares, já que a realidade mudou. Outros defendem que as empresas atuais geram fluxo de caixa, ao contrário das companhias da crise das pontocom.

De qualquer forma, uma eventual crise terá consequências para a contabilidade: haverá redução nos valores dos ativos, provável aumento das provisões, diminuição dos lucros e, dependendo da intensidade, do patrimônio líquido. Para o profissional, o desafio será reavaliar o valor dos ativos por meio de testes de recuperabilidade, responder rapidamente ao mercado por meio de fatos relevantes, lidar com acusações sobre a qualidade do trabalho, entre outros aspectos. É preciso estar preparado para a possibilidade de que isso ocorra em um futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário