Translate

06 fevereiro 2025

Política do Chefe


Do mesmo Cory Doctorow:

A “política do chefe” é uma característica de sociedades corruptas. Quando uma sociedade é dominada pelo favorecimento próprio e por instituições corruptas, líderes autoritários podem tomar o controle ao explorar a fúria e o desespero do público. Então, o chefe pode punir seletivamente entidades corruptas que se opõem a ele e, como todos são corruptos, essas perseguições serão juridicamente válidas.  

Em outras palavras, é possível fazer cumprir a lei de maneira corrupta contra os culpados. Trata-se apenas de uma questão de prioridade na aplicação da lei: em um Estado legítimo, os agentes da lei priorizam os infratores que mais prejudicam o público. Sob a política do chefe, a prioridade é dada às entidades corruptas que desafiam o poder do chefe, sem levar em conta se esses infratores são os piores. Enquanto isso, criminosos ainda mais nocivos continuam impunes, desde que se alinhem ao chefe.  

Foi assim que Xi Jinping conduziu suas expurgos antes de sua nomeação vitalícia como Secretário-Geral do Partido (2012-2015). Xi processou os culpados, mas não os mais culpados. Os funcionários públicos que foram removidos e/ou presos durante seus expurgos eram todos corruptos, mas também faziam parte da base de poder de seus rivais. Enquanto isso, os oficiais corruptos dentro do círculo de Xi permaneceram intocados. 

O rigor provavelmente será para o Google ou, talvez, Microsoft. Mas não Meta ou Amazon. Acho que é algo assim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário