Translate

11 julho 2023

Fundação IFRS assume o monitoramento do trabalho do TCFD

A Fundação IFRS recebeu com satisfação a conclusão do trabalho do Grupo de Trabalho sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD, na sigla em inglês) e a transferência das responsabilidades de monitoramento para o ISSB a partir de 2024.

O ISSB publicou recentemente suas primeiras normas, IFRS S1 e IFRS S2, que incorporam totalmente as recomendações do TCFD. Essas normas estabelecem uma base global para divulgações relacionadas à sustentabilidade, garantindo que as empresas em todo o mundo sigam diretrizes consistentes na divulgação de informações relacionadas ao clima.


O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês), que supervisiona o TCFD, reconheceu que as normas do ISSB marcam o resultado do trabalho do TCFD desde sua criação em 2017. O FSB solicitou à Fundação IFRS que assumisse a responsabilidade de monitorar o progresso das empresas na divulgação de informações relacionadas ao clima, uma responsabilidade anteriormente realizada pelo TCFD.

O ISSB está apoiando ativamente a implementação das normas IFRS S1 e IFRS S2, promovendo o desenvolvimento de capacidades e monitorando o progresso em direção à adoção generalizada de divulgações de alta qualidade relacionadas ao clima.

Emmanuel Faber, presidente do ISSB, elogiou o TCFD por seu papel na melhoria da qualidade das divulgações relacionadas ao clima e no fornecimento de informações vitais aos investidores sobre riscos e oportunidades climáticas. Ele enfatizou que o ISSB incorporou as recomendações do TCFD em suas normas e está satisfeito em assumir as responsabilidades de monitoramento a partir de 2024, construindo sobre o legado do TCFD.

Fonte: Iasplus. Foto: Ibrahim Boran

Nenhum comentário:

Postar um comentário